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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A aprendizagem em contexto real de trabalho constitui uma importante
componente da formação dos alunos dos cursos Tecnológicos e Profissionais. No que se
refere ao efeito deste tipo de experiências no desenvolvimento vocacional, os resultados
da investigação não são muito conclusivos, tendo em consideração a expectativa teórica
de que a experiência de trabalho afecta claramente o desenvolvimento vocacional dos
adolescentes (e.g., Dawis, 2002, 2005; Lent, Brown & Hackett, 1994; Mitchell &
Krumboltz, 1996; Savickas, 2005; Super, 1957; Super, Savickas & Super, 1996;
Vondracek, Lerner & Schulenberg, 1986). No corolário desta observação, surge o
principal objectivo deste estudo – esclarecer a relação entre as diferentes qualidades do
estágio curricular e o desenvolvimento vocacional dos alunos dos cursos Tecnológicos e
Profissionais. Recorrendo a um desenho longitudinal (pré e pós – estágio), realizámos
um estudo (N=346) que explora a relação entre as qualidades percebidas do estágio
(Inventário Qualidade do Estágio - autonomia, feedback dos colegas, suporte social,
variedade de tarefas, oportunidades de aprendizagem, clareza das instruções, treino, feedback do
supervisor e suporte do supervisor) e os processos de exploração (CES – Stumpf et al.,
1983; adapt. Taveira, 1997), tomada de decisão (CDS– Osipow, Carney, Winer, Yanico
& Koschier, 1976; adapt. Silva, 1997) e compromisso de carreira (CCCS Blustein, Ellis
& Devenis, 1987; adapt. Silva, 1997). Os resultados obtidos sugerem a relevância da
qualidade da experiência de trabalho no desenvolvimento vocacional dos alunos,
sobretudo no âmbito do processo de exploração. A organização dos alunos em quatro
perfis vocacionais distintos, por sua vez, tornou mais expressivo o efeito da interacção
entre as diferentes qualidades do estágio e as variáveis psicológicas vocacionais. Os
resultados encontrados reforçam ainda a importância dos objectivos ou planos de
carreira, uma vez que os mesmos parecem ter um efeito diferenciador no modo como a
qualidade do estágio interage com o desenvolvimento vocacional dos alunos. Por
último, são discutidas as implicações destes resultados para a intervenção vocacional e
para as futuras investigações a realizar neste domínio.
Description
Tese de dout., Psicologia (Psicologia da Educação), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2011
Keywords
Ensino secundário profissionalizante Qualidade da experiência de trabalho