Repository logo
 
Publication

Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos)

dc.contributor.advisorPinheiro, Augusto Luís de Brito Henriques
dc.contributor.authorRodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz
dc.date.accessioned2011-09-07T16:05:25Z
dc.date.available2011-09-07T16:05:25Z
dc.date.issued2009
dc.descriptionDissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2009por
dc.description.abstractA presente dissertação enuncia o percurso de uma pesquisa empírica realizada com três educadoras de infância que desenvolvem a sua actividade profissional no contexto educativo, creche. Tenciona este trabalho compreender / interpretar o grau de concordância entre aquilo que as educadoras mencionam sobre as suas concepções de criança, de educação e de intervenção educativa, segundo os princípios teóricos que dizem adoptar, e as práticas educativas desenvolvidas com crianças da primeira infância. Pretende-se assim ter acesso ao grau de consistência existente entre o pensamento e a acção das educadoras, entre os discursos e as práticas. Elege-se como objecto de estudo a repercussão da inter-relação entre os saberes de referência e o saber-fazer do educador de infância, quer nas suas práticas profissionais quotidianas construídas e desenvolvidas no contexto educativo de creche, quer nos discursos produzidos em situação de entrevista relativamente a essas mesmas práticas. A presente investigação, tem as características de um estudo multicasos, inserindo-se num paradigma interpretativo, recorrendo a procedimentos de observação participante e a uma análise qualitativa de inspiração fenomenográfica, conducentes a uma narrativa dos «dizeres e dos fazeres» dos educadores de infância, ou seja, de diversas modalidades dos fenómenos educativos. Esta opção visa uma aproximação à realidade social, que possibilite compreender e interpretar o comportamento humano inserido no seu quadro referencial e interactivo, para que se possa apreender os sentidos expressos e ocultos dos seus comportamentos. Através destas opções metodológicas, visando a compreensão e interpretação do que significa Ser Educador de Infância na Creche constatámos globalmente uma sintonia entre os discursos e as práticas das educadoras participantes.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other373.2 ROD*Ser Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/724
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectEducadores de infânciapor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.titleSer educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos)por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação. Especialização em Educação de Infânciapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 4 of 4
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Capa,Agradecimentos,Resumo,Abstrac,Índice,Índice de quadros,.pdf
Size:
109.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado.pdf
Size:
2.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexos Mestrado.pdf
Size:
520.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Errata - Bibliografia.pdf
Size:
54.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format