Publication
Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos)
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Augusto Luís de Brito Henriques | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz | |
dc.date.accessioned | 2011-09-07T16:05:25Z | |
dc.date.available | 2011-09-07T16:05:25Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description | Dissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2009 | por |
dc.description.abstract | A presente dissertação enuncia o percurso de uma pesquisa empírica realizada com três educadoras de infância que desenvolvem a sua actividade profissional no contexto educativo, creche. Tenciona este trabalho compreender / interpretar o grau de concordância entre aquilo que as educadoras mencionam sobre as suas concepções de criança, de educação e de intervenção educativa, segundo os princípios teóricos que dizem adoptar, e as práticas educativas desenvolvidas com crianças da primeira infância. Pretende-se assim ter acesso ao grau de consistência existente entre o pensamento e a acção das educadoras, entre os discursos e as práticas. Elege-se como objecto de estudo a repercussão da inter-relação entre os saberes de referência e o saber-fazer do educador de infância, quer nas suas práticas profissionais quotidianas construídas e desenvolvidas no contexto educativo de creche, quer nos discursos produzidos em situação de entrevista relativamente a essas mesmas práticas. A presente investigação, tem as características de um estudo multicasos, inserindo-se num paradigma interpretativo, recorrendo a procedimentos de observação participante e a uma análise qualitativa de inspiração fenomenográfica, conducentes a uma narrativa dos «dizeres e dos fazeres» dos educadores de infância, ou seja, de diversas modalidades dos fenómenos educativos. Esta opção visa uma aproximação à realidade social, que possibilite compreender e interpretar o comportamento humano inserido no seu quadro referencial e interactivo, para que se possa apreender os sentidos expressos e ocultos dos seus comportamentos. Através destas opções metodológicas, visando a compreensão e interpretação do que significa Ser Educador de Infância na Creche constatámos globalmente uma sintonia entre os discursos e as práticas das educadoras participantes. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.identifier.other | 373.2 ROD*Ser Cave | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/724 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Teses | por |
dc.subject | Educadores de infância | por |
dc.subject | Creche | por |
dc.subject | Práticas educativas | por |
dc.title | Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos) | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação. Especialização em Educação de Infância | por |
Files
Original bundle
1 - 4 of 4
Loading...
- Name:
- Capa,Agradecimentos,Resumo,Abstrac,Índice,Índice de quadros,.pdf
- Size:
- 109.83 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format