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A alegria, a tristeza e o medo - Reconhecimento de emoções na promoção da resiliência em crianças de 3 e 4 anos de idade
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Martins, Maria Helena | |
dc.contributor.author | Martins, Elsa Carina Chorondo | |
dc.date.accessioned | 2017-09-20T07:53:06Z | |
dc.date.available | 2017-09-20T07:53:06Z | |
dc.date.issued | 2017-01-17 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017 | |
dc.description.abstract | O presente relatório pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, num jardim de infância localizado na cidade de Olhão. Uma vez que a educação deve promover o desenvolvimento harmonioso da criança, consideramos que a valorização das emoções seria um importante contributo para a construção da resiliência nas crianças do grupo. Definirmos como problemática: «Será que o reconhecimento das emoções-alegria, tristeza e medo poderá contribuir para o desenvolvimento da resiliência em crianças de 3 e 4 anos de idade? Será que poderá ajudar a que estas possam mais facilmente verbalizar os seus estados de ânimo, reconhecê-los nos outros e adaptando as suas estratégias pessoais?», sendo que posteriormente procedemos á organização das diferentes fases do presente estudo. Inicialmente a maioria das crianças demonstrava dificuldade em identificar e nomear verbalmente as emoções básicas, tanto as suas como as dos outros e em partilhá-las. Para colmatar esta lacuna procurámos promover uma relação de confiança, utilizando diversas estratégias de intervenção educativa no sentido de promover o reconhecimento das emoções básicas, contribuindo para facilitar a sua capacidade para exprimir e partilhar as emoções. Apesar de selecionarmos as emoções básicas relativas à alegria, à tristeza e ao medo, as crianças demonstraram a necessidade que se acrescentasse a raiva. Uma vez que a nossa conduta pedagógica se preza por escutar a criança e ir ao encontro das suas necessidades, optámos por integrar também esta emoção. Após a ação educativa, constatámos um significativo desenvolvimento na capacidade das crianças para identificar, nomear e partilhar as várias emoções com os demais, bem como em geri-las. Consideramos que a intervenção pedagógica e o projeto implementado apresentaram resultados bastante positivos, uma vez que ao promover o reconhecimento das emoções básicas nas crianças, contribuiu-se para fortalecer a sua afetividade e empatia, bem como a sua autonomia, autoconfiança, segurança, estabilidade e equilíbrio emocional, fatores fundamentais na construção da resiliência. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201710102 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/9979 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Emoção | pt_PT |
dc.subject | Emoções básicas | pt_PT |
dc.subject | Resiliência | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de intervenção | pt_PT |
dc.title | A alegria, a tristeza e o medo - Reconhecimento de emoções na promoção da resiliência em crianças de 3 e 4 anos de idade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar | pt_PT |