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A alegria, a tristeza e o medo - Reconhecimento de emoções na promoção da resiliência em crianças de 3 e 4 anos de idade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Maria Helena
dc.contributor.authorMartins, Elsa Carina Chorondo
dc.date.accessioned2017-09-20T07:53:06Z
dc.date.available2017-09-20T07:53:06Z
dc.date.issued2017-01-17
dc.date.submitted2016
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017
dc.description.abstractO presente relatório pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, num jardim de infância localizado na cidade de Olhão. Uma vez que a educação deve promover o desenvolvimento harmonioso da criança, consideramos que a valorização das emoções seria um importante contributo para a construção da resiliência nas crianças do grupo. Definirmos como problemática: «Será que o reconhecimento das emoções-alegria, tristeza e medo poderá contribuir para o desenvolvimento da resiliência em crianças de 3 e 4 anos de idade? Será que poderá ajudar a que estas possam mais facilmente verbalizar os seus estados de ânimo, reconhecê-los nos outros e adaptando as suas estratégias pessoais?», sendo que posteriormente procedemos á organização das diferentes fases do presente estudo. Inicialmente a maioria das crianças demonstrava dificuldade em identificar e nomear verbalmente as emoções básicas, tanto as suas como as dos outros e em partilhá-las. Para colmatar esta lacuna procurámos promover uma relação de confiança, utilizando diversas estratégias de intervenção educativa no sentido de promover o reconhecimento das emoções básicas, contribuindo para facilitar a sua capacidade para exprimir e partilhar as emoções. Apesar de selecionarmos as emoções básicas relativas à alegria, à tristeza e ao medo, as crianças demonstraram a necessidade que se acrescentasse a raiva. Uma vez que a nossa conduta pedagógica se preza por escutar a criança e ir ao encontro das suas necessidades, optámos por integrar também esta emoção. Após a ação educativa, constatámos um significativo desenvolvimento na capacidade das crianças para identificar, nomear e partilhar as várias emoções com os demais, bem como em geri-las. Consideramos que a intervenção pedagógica e o projeto implementado apresentaram resultados bastante positivos, uma vez que ao promover o reconhecimento das emoções básicas nas crianças, contribuiu-se para fortalecer a sua afetividade e empatia, bem como a sua autonomia, autoconfiança, segurança, estabilidade e equilíbrio emocional, fatores fundamentais na construção da resiliência.pt_PT
dc.identifier.tid201710102pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/9979
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEmoçãopt_PT
dc.subjectEmoções básicaspt_PT
dc.subjectResiliênciapt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEstratégias de intervençãopt_PT
dc.titleA alegria, a tristeza e o medo - Reconhecimento de emoções na promoção da resiliência em crianças de 3 e 4 anos de idadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolarpt_PT

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