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Advisor(s)
Abstract(s)
Em 1998 os autores Pine e Gilmore introduziram a sua visão para uma nova era –
A Economia das Experiências. Nas suas palavras, “experiences have emerged as
the next step in what we call the progression of economic value” (1998:97). Neste
sentido, a vivência de experiências surge como um quarto estágio na progressão da
cadeia de valor, estimulando o trabalho dos profissionais do marketing em torno de
um novo conceito de consumo e, em especial, no reposicionamento das marcas. Os
autores Pine e Gilmore identificaram quatro domínios na área da experiência:
“Education”, “Esthetics”, “Entertainment” e “Escapism”.
Recentemente, outros investigadores contribuíram para o aprofundamento desta
matéria, nomeadamente Oh, Fiore e Jeoung (2007) que desenvolveram uma escala
que permite avaliar as experiências em contexto turístico, concentrando grande
parte da sua atenção na especificação das quatro dimensões da experiência.
Sendo o turismo e as viagens de lazer atividades experienciais por natureza, esta
investigação segue de perto os autores referidos com o propósito de avaliar a
experiência turística vivida pelos cruzeiristas que, a partir do Porto de Portimão,
visitaram a região.
No âmbito do estudo foram realizados inquéritos por questionário, aplicados no
final das excursões que os turistas efetuaram, tendo como ponto de partida e
chegada o Porto de Portimão. Foi inquirida uma amostra de 393 visitantes,
distribuídos por 26 excursões ocorridas entre maio e setembro de 2015.
Os resultados obtidos permitiram avaliar a experiência vivida por este grupo
particular de visitantes durante os percursos pelo Algarve, através da caracterização
dos quatro domínios da experiência.
Description
Dissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2016
Keywords
Economia das experiências Experiência turística Experiência em cruzeiros