Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A avaliação da experiência turística: o caso dos cruzeiristas no porto de Portimão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_Nidia_Camarinha_2016_2017.pdf1.38 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Em 1998 os autores Pine e Gilmore introduziram a sua visão para uma nova era – A Economia das Experiências. Nas suas palavras, “experiences have emerged as the next step in what we call the progression of economic value” (1998:97). Neste sentido, a vivência de experiências surge como um quarto estágio na progressão da cadeia de valor, estimulando o trabalho dos profissionais do marketing em torno de um novo conceito de consumo e, em especial, no reposicionamento das marcas. Os autores Pine e Gilmore identificaram quatro domínios na área da experiência: “Education”, “Esthetics”, “Entertainment” e “Escapism”. Recentemente, outros investigadores contribuíram para o aprofundamento desta matéria, nomeadamente Oh, Fiore e Jeoung (2007) que desenvolveram uma escala que permite avaliar as experiências em contexto turístico, concentrando grande parte da sua atenção na especificação das quatro dimensões da experiência. Sendo o turismo e as viagens de lazer atividades experienciais por natureza, esta investigação segue de perto os autores referidos com o propósito de avaliar a experiência turística vivida pelos cruzeiristas que, a partir do Porto de Portimão, visitaram a região. No âmbito do estudo foram realizados inquéritos por questionário, aplicados no final das excursões que os turistas efetuaram, tendo como ponto de partida e chegada o Porto de Portimão. Foi inquirida uma amostra de 393 visitantes, distribuídos por 26 excursões ocorridas entre maio e setembro de 2015. Os resultados obtidos permitiram avaliar a experiência vivida por este grupo particular de visitantes durante os percursos pelo Algarve, através da caracterização dos quatro domínios da experiência.

Description

Dissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2016

Keywords

Economia das experiências Experiência turística Experiência em cruzeiros

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License