Publication
Valores sociais, conhecimento e cidadania: contributos do ensino da filosofia no ensino secundário
dc.contributor.advisor | Carreira, Teresa Pires | |
dc.contributor.author | Ferreira, Júlia Maria Brito Lourenço Marcos Viçoso | |
dc.date.accessioned | 2014-05-29T16:13:57Z | |
dc.date.available | 2014-05-29T16:13:57Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Tese de dout., Ciências da Educação (Sociologia da Educação), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012 | por |
dc.description.abstract | A educação para a cidadania, para os valores sociais e para o conhecimento, sendo fulcral numa sociedade cada vez mais globalizada e massificada, torna-se também cada vez mais crítica, exigente e multifacetada. O objetivo central desta tese é averiguar em que medida a disciplina de Filosofia no Ensino Secundário, através das estratégias seguidas pelos professores e das diretrizes enunciadas pelo Programa, pode contribuir para melhor e mais efetiva formação dos alunos ao nível dos valores sociais, da educação para a cidadania e para o conhecimento. Pretende-se salientar a centralidade e a preponderância da Filosofia como disciplina da formação geral dos indivíduos, dela partindo referências, conceitos e competências que se interligam com outras áreas temáticas e complementam a educação e a formação dos discentes. Esta investigação enquadra-se no âmbito das Ciências da Educação e do questionamento e análise das teorias da Sociologia da Educação, na compreensão e interação dos atores que interferem no processo educativo para melhor compreender a abrangência da sua ação. Na vertente empírica desta investigação desenvolvem-se dois Estudos fundamentais: um sobre os Manuais escolares e o outro sobre entrevistas a professores e a alunos. Desta investigação retiram-se contributos sobre a lógica e as estratégias dos atores envolvidos no processo educativo dando ênfase e importância ao currículo desta disciplina, às representações dos professores e dos alunos e às suas ações. | por |
dc.identifier.tid | 101238657 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/4128 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Sociologia da educação | por |
dc.subject | Valores sociais | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Conhecimento | por |
dc.subject | Experiências | por |
dc.subject | Filosofia | por |
dc.title | Valores sociais, conhecimento e cidadania: contributos do ensino da filosofia no ensino secundário | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Doutor | por |
thesis.degree.name | Doutoramento em Ciências da Educação. Especialização de Sociologia da Educação | por |