Repository logo
 
Publication

Valores sociais, conhecimento e cidadania: contributos do ensino da filosofia no ensino secundário

dc.contributor.advisorCarreira, Teresa Pires
dc.contributor.authorFerreira, Júlia Maria Brito Lourenço Marcos Viçoso
dc.date.accessioned2014-05-29T16:13:57Z
dc.date.available2014-05-29T16:13:57Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionTese de dout., Ciências da Educação (Sociologia da Educação), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012por
dc.description.abstractA educação para a cidadania, para os valores sociais e para o conhecimento, sendo fulcral numa sociedade cada vez mais globalizada e massificada, torna-se também cada vez mais crítica, exigente e multifacetada. O objetivo central desta tese é averiguar em que medida a disciplina de Filosofia no Ensino Secundário, através das estratégias seguidas pelos professores e das diretrizes enunciadas pelo Programa, pode contribuir para melhor e mais efetiva formação dos alunos ao nível dos valores sociais, da educação para a cidadania e para o conhecimento. Pretende-se salientar a centralidade e a preponderância da Filosofia como disciplina da formação geral dos indivíduos, dela partindo referências, conceitos e competências que se interligam com outras áreas temáticas e complementam a educação e a formação dos discentes. Esta investigação enquadra-se no âmbito das Ciências da Educação e do questionamento e análise das teorias da Sociologia da Educação, na compreensão e interação dos atores que interferem no processo educativo para melhor compreender a abrangência da sua ação. Na vertente empírica desta investigação desenvolvem-se dois Estudos fundamentais: um sobre os Manuais escolares e o outro sobre entrevistas a professores e a alunos. Desta investigação retiram-se contributos sobre a lógica e as estratégias dos atores envolvidos no processo educativo dando ênfase e importância ao currículo desta disciplina, às representações dos professores e dos alunos e às suas ações.por
dc.identifier.tid101238657
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/4128
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectSociologia da educaçãopor
dc.subjectValores sociaispor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectExperiênciaspor
dc.subjectFilosofiapor
dc.titleValores sociais, conhecimento e cidadania: contributos do ensino da filosofia no ensino secundáriopor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelDoutorpor
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educação. Especialização de Sociologia da Educaçãopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TeseCompleta.pdf
Size:
9.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: