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Advisor(s)
Abstract(s)
Organização educativa, emergentes da modalidade dos contratos de autonomia das escolas, que
poderiam inserir-se em modelos de governança pré-existentes ou inovadores Para tal,
propusemo-nos analisar e compreender o modo como o contrato de autonomia determina ou
influencia a gestão das organizações escolares.
Ao longo das últimas décadas, no Portugal democrático, as organizações educativas e a
descentralização e a autonomia têm recebido bastantes desenvolvimentos ao nível do estudo
teórico e ao nível da implementação prática. As diversas políticas educativas, apresentadas pelo
Legislador, bem como a autonomia escolar e a avaliação de escolas, têm sido alvo de debates
densos e alargados a todos os quadrantes da vida social, tal como os aspetos que se prendem
com a contratualização aplicada ao contexto educativo.
Seguimos a metodologia de investigação qualitativa e optámos pelo estudo de casos múltiplos,
em duas escolas da região algarvia. Para a análise dos dados recolhidos junto de gestões
escolares (de topo e lideranças intermédias), utilizámos a análise de conteúdo, foi realizada
através do programa de análise qualitativa MAXQDA 10. Os resultados apurados são
apresentados em três estudos que seguem três abordagens diferentes e complementares: análise
global; análise por caso; e análise por protagonista.
Encontramos, nos resultados apurados, bastantes indicadores referentes a descrições sobre o
modo como se vivenciam, do dia-a-dia das escolas, os processos de gestão e de liderança. Estes
não se referem apenas ao contratualizado e ao modo como as escolas tiveram que criar
condições para a sua aplicação, mas também a dimensões de ação e de intervenção emergentes
desta contratualização, em vários âmbitos e extensões do desenvolvimento organizacional e
profissional. Destacam-se aspetos relacionados com a prestação de um serviço educativo com
mais sucesso; “papéis” desempenhados pelas lideranças intermédias, que se tornaram mais
assertivas e com uma ação mais robusta; e ainda aspetos que se prendem com a adequação de
procedimentos de autoavaliação mais eficazes, com vista a obtenção de melhores resultados
dos alunos.
Description
Tese de doutoramento, Ciências da Educação, Universidade de Évora, 2016
Keywords
Políticas educativas Organizações escolares Autonomia Contratos de autonomia Avaliação Liderança Articulação curricular Governança