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Políticas de gestão e organização educativa: contratos de autonomia das escolas e modelos de governança
datacite.subject.fos | Domínio/Área Científica: Ciências Sociais: Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Quintas, Helena | |
dc.contributor.author | Gregório, Maria Helena Santos | |
dc.date.accessioned | 2017-09-21T13:11:32Z | |
dc.date.available | 2017-09-21T13:11:32Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description | Tese de doutoramento, Ciências da Educação, Universidade de Évora, 2016 | |
dc.description.abstract | Organização educativa, emergentes da modalidade dos contratos de autonomia das escolas, que poderiam inserir-se em modelos de governança pré-existentes ou inovadores Para tal, propusemo-nos analisar e compreender o modo como o contrato de autonomia determina ou influencia a gestão das organizações escolares. Ao longo das últimas décadas, no Portugal democrático, as organizações educativas e a descentralização e a autonomia têm recebido bastantes desenvolvimentos ao nível do estudo teórico e ao nível da implementação prática. As diversas políticas educativas, apresentadas pelo Legislador, bem como a autonomia escolar e a avaliação de escolas, têm sido alvo de debates densos e alargados a todos os quadrantes da vida social, tal como os aspetos que se prendem com a contratualização aplicada ao contexto educativo. Seguimos a metodologia de investigação qualitativa e optámos pelo estudo de casos múltiplos, em duas escolas da região algarvia. Para a análise dos dados recolhidos junto de gestões escolares (de topo e lideranças intermédias), utilizámos a análise de conteúdo, foi realizada através do programa de análise qualitativa MAXQDA 10. Os resultados apurados são apresentados em três estudos que seguem três abordagens diferentes e complementares: análise global; análise por caso; e análise por protagonista. Encontramos, nos resultados apurados, bastantes indicadores referentes a descrições sobre o modo como se vivenciam, do dia-a-dia das escolas, os processos de gestão e de liderança. Estes não se referem apenas ao contratualizado e ao modo como as escolas tiveram que criar condições para a sua aplicação, mas também a dimensões de ação e de intervenção emergentes desta contratualização, em vários âmbitos e extensões do desenvolvimento organizacional e profissional. Destacam-se aspetos relacionados com a prestação de um serviço educativo com mais sucesso; “papéis” desempenhados pelas lideranças intermédias, que se tornaram mais assertivas e com uma ação mais robusta; e ainda aspetos que se prendem com a adequação de procedimentos de autoavaliação mais eficazes, com vista a obtenção de melhores resultados dos alunos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101517513 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10002 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Políticas educativas | pt_PT |
dc.subject | Organizações escolares | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Contratos de autonomia | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Liderança | pt_PT |
dc.subject | Articulação curricular | pt_PT |
dc.subject | Governança | pt_PT |
dc.title | Políticas de gestão e organização educativa: contratos de autonomia das escolas e modelos de governança | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Gregório | |
person.givenName | Maria Helena Santos | |
person.identifier.ciencia-id | 811A-59AF-D6DC | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7766-9608 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 41e84f51-1193-4435-a1f7-943c029aca18 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 41e84f51-1193-4435-a1f7-943c029aca18 | |
thesis.degree.grantor | Universidade de Évora | |
thesis.degree.level | Doutor | |
thesis.degree.name | Ciências da Educação | pt_PT |
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