Repository logo
 
Publication

Utilização do computador, em sala de aula, como ferramenta de ativação do desenvolvimento de competências de leitura e de escrita de um aluno com a perturbação do espectro do autismo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Carolina Silva
dc.contributor.authorMartins, Maria Helena Costa Vicente
dc.date.accessioned2016-05-02T09:30:23Z
dc.date.available2016-05-02T09:30:23Z
dc.date.issued2015-02-19
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor), Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2015
dc.description.abstractO presente estudo prende-se com a necessidade de aprofundar conhecimentos e de encontrar respostas que se enquadrem numa intervenção pedagógica adequada às características e necessidades centradas no desenvolvimento das competências da leitura e da escrita de um aluno diagnosticado com a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), tendo por base a utilização do computador, mais especificamente o processador de texto, em sala de aula, como ferramenta de ativação do desenvolvimento do aluno. A investigação é do tipo descritivo, sendo os seus fundamentos enquadrados metodologicamente no paradigma da investigação qualitativa, uma vez que, neste projeto, se procurou descriminar fatores importantes para descrever um determinado fenómeno. Foram, também, procuradas relações entre conceitos a fim de se obter um perfil geral do fenómeno estudado. A investigação teve como objetivo geral estimular e reforçar as aprendizagens e o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita de um aluno com a Perturbação do Espectro do Autismo, em ambiente inclusivo. Neste estudo participou um aluno do 4º ano de escolaridade, que identificámos com a letra A. Todas as atividades implementadas foram realizadas em sala de aula e por toda a turma, sendo estas propostas pela professora titular e integradas na sua planificação. Os objetivos definidos e as atividades realizadas, tendo como ajuda técnica o computador (processador de texto), permitiram que o aluno fizesse aprendizagens académicas significativas na leitura e na escrita, mostrando-se motivado e integrado no processo de aprendizagem. Os resultados obtidos com a realização deste estudo apontam para a necessidade de se continuar a desenvolver e integrar, em sala de aula, estratégias que ativem e favoreçam as aprendizagens dos alunos, especialmente os que apresentam limitações cognitivas e ou motoras.pt_PT
dc.identifier.tid201350238
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8099
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectAtivaçãopt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectComputadorespt_PT
dc.subjectAutismopt_PT
dc.titleUtilização do computador, em sala de aula, como ferramenta de ativação do desenvolvimento de competências de leitura e de escrita de um aluno com a perturbação do espectro do autismopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor)pt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Maria Helena Martins - Relatório de Projeto de Intervenção para obtenção do Grau de Mestre em Educação Especial – Domíni~1.pdf
Size:
5.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: