Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.07 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
As demonstrações financeiras consistem num conjunto de elementos que são divulgados publicamente e cuja finalidade é refletir a posição financeira e o desempenho financeiro de uma empresa. Com base na informação reportada nesses documentos, as partes interessadas podem tomar decisões de investimento racionais, avaliação de crédito ou outras decisões financeiras. Desta forma, torna-se crucial que seja assegurada a qualidade da informação financeira reportada nas demonstrações em causa.
Um dos principais outputs das demonstrações financeiras são os resultados, os quais representam uma das principais medidas utilizadas para medir o desempenho económico de uma empresa. No entanto, considerando que os resultados contabilísticos estão sujeitos a um conjunto as normas e os princípios contabilísticos cuja aplicação possibilita o uso de estimativas e avaliações subjetivas, eles podem ser manipulados. A Manipulação de Resultados (MR) (i.e. Earnings Management, em inglês) pode, então, ser definida como uma estratégia utilizada pelos gestores que lhes permite apresentar uma imagem distorcida da situação económico-financeira da empresa, sem que isso constitua fraude (Walker, 2013).
A entrada no século XXI foi marcada por alguns escândalos contabilístico-financeiros de que são exemplo os relacionados com a Parmalat, Xerox e Whirlpool e que envolveram o recurso a estratégias contabilísticas que permitiram aos gestores apresentar uma situação económico-financeira tendenciosa e, portanto, diferente da situação real das empresas. Deste modo, tendo em conta que a prática de técnicas de MR reduz a qualidade da informação presente nas demonstrações financeiras, o que pode ser altamente lesivo no mundo empresarial, tem havido um maior interesse quando ao estudo deste tipo de práticas (Ruiz, 2016). Desta forma, a literatura existente debruçou-se sobre vários aspetos envolvendo a MR, nomeadamente os incentivos que levam à prática de técnicas de MR, os determinantes associados a essas técnicas ou as várias formas de manipular os resultados (Bergstresser & Philippon, 2006; Enomoto et al., 2015; Roychowdhury, 2006). Cumulativamente, este comportamento discricionário foi estudado de acordo com diferentes contextos, por exemplo, considerando empresas com diferentes características ou avaliando o comportamento das empresas por país ou por indústria (Beatty et al., 2002; Borralho et al., 2020; Coppens & Peek, 2005; Kvaal et al., 2012; Martinez & Carvalho, 2022; Parte-Esteban et al., 2011). As evidências empíricas demonstram que o comportamento associado à prática de MR varia consoante a indústria (Dimitropoulos, 2011; Leone & Van Horn, 2005). No entanto, embora a indústria hoteleira tenha consolidado a sua posição a nível mundial, assumindo um peso muito significativo na economia de vários países, o estudo das práticas de MR aplicado a essa indústria é escasso, encontrando-se sub-investigado (Costa & Mota, 2021; Jiao & Lu, 2019; Paiva & Lourenço, 2016; Parte-Esteban & Alberca-Oliver, 2016; Poretti et al., 2020).
Neste sentido, o objetivo principal da tese é aprofundar o conhecimento sobre o comportamento dos gestores hoteleiros, no que respeita às práticas de manipulação de resultados. Assim, entre 2020 e 2024, foram realizados trabalhos de investigação que deram origem a três artigos científicos, os quais foram submetidos a revistas científicas especializadas. O primeiro artigo consiste numa revisão de literatura sistemática cujo objetivo foi fazer um levantamento da literatura existente sobre MR aplicada ao contexto do setor hoteleiro. Nesse sentido, foram identificados apenas 15 artigos, no âmbito dos quais foi inequívoca a confirmação de que a indústria hoteleira recorre frequentemente a práticas de MR e que, portanto, a informação financeira divulgada não reflete a verdadeira situação das empresas. Foi, então, desenvolvido o segundo artigo, o qual se focou nos hotéis portugueses não cotados e teve como objetivos analisar as práticas de MR numa década em que o turismo mundial crescia mais do que as economias de vários países e de forma sustentada, bem como, analisar o impacto das quebras abrutas na procura turística provocadas pela crise pandémica da COVID-19. Com este estudo foi possível perceber que os gestores de hotéis portugueses tendem a utilizar os accruals discricionários para manipular os resultados para evitar o reporte de perdas, embora os hotéis com melhores performances recorram a essa técnica de MR para reportarem resultados mais baixos do que aqueles que reportariam sem o recurso a essa manipulação. No entanto, perante uma situação de crise do setor, o comportamento dos gestores altera-se, uma vez que estes passam, genericamente, a manipular os resultados de forma a aumentá-los.
Na sequência dos resultados obtidos no segundo artigo, surgiu a questão que serviria de base ao terceiro estudo: será que os resultados obtidos são transversais à indústria hoteleira, pelo menos em países com características idênticas, nomeadamente ao nível da intensidade da atividade turística e do sistema legal adotado? Para responder a essa questão, o terceiro artigo focou-se nos hotéis não cotados de um grupo de países composto pela França, Itália e Espanha. A análise levada a cabo no segundo artigo foi replicada e foram apurados resultados consistentes com a ideia de que os gestores hoteleiros manipulam os resultados através dos accruals discricionários como forma de evitarem o reporte de perdas. No entanto, os resultados também revelaram que os hotéis pertencentes a este grupo de países habitualmente manipulam os resultados para cima, comportamento que se inverte após a situação de crise provocada pela COVID-19.
Não obstante, estes resultados não são suportados quando os países são analisados individualmente, sugerindo que existe um efeito-país associado aos comportamentos de MR. De facto, quando analisados individualmente, apenas os hotéis italianos revelaram resultados consistentes com os do grupo, o que também pode resultar do facto destes hotéis assumirem um peso mais significativo que os dos restantes países. Já os hotéis franceses parecem ter um comportamento idêntico aos italianos, embora as evidências sugiram que as técnicas de MR não são aplicadas com o objetivo de evitar o reporte de perdas. Por outro lado, os hotéis espanhóis apresentam um comportamento completamente distinto dos restantes países do grupo, mas idêntico ao dos hotéis portugueses. Neste sentido, para a amostra composta por hotéis espanhóis não-cotados, os resultados apresentaram evidências de MR com vista a evitar o reporte de perdas, embora o comportamento padrão (i.e. pré-crise) consista na utilização dos accruals discricionários para reduzir os resultados reportados. Contudo, este comportamento inverte-se aquando do início da crise pandémica, passando estes hotéis a manipular os resultados essencialmente no sentido ascendente.
Esta tese contribui para aprofundar o conhecimento das práticas de MR aplicadas concretamente no setor hoteleiro, aumentando o leque de países sobre os quais se tem estudado este tema e analisando a forma como essa manipulação é geralmente aplicada e de que forma esse comportamento se altera perante condições adversas à atividade turística. De facto, as reações dos gestores hoteleiros relativamente à forma como tratam os resultados quando confrontados com uma crise são praticamente desconhecidas, principalmente no que respeita à recente crise provocada pela COVID-19. Para além disso, os estudos empíricos que compõem esta tese, recorrem a amostras exclusivamente compostas por empresas não-cotadas, contrariamente à maioria dos estudos existentes que se debruçam essencialmente sobre empresas cotadas nas bolsas de valores ou numa combinação indiferenciada entre cotadas e não-cotadas, o que pode distorcer os resultados. Efetivamente, as motivações para recorrerem a MR, a forma como tendem a aplicar este tipo de técnicas e os riscos e consequências que incorrem quando manipulam resultados são distintos entre empresas cotadas e não-cotadas.
Esta tese explora um tópico sobre o qual ainda pouco se sabe, o que lhe confere originalidade. Para além disso, recorre a ferramentas que a tornam inovadora, tais como o recurso a uma análise de redes de coocorrência de palavras-chave dos autores para a definição dos termos que servem de base ao levantamento da literatura existente, algo que é determinante numa análise deste género e que frequentemente é feito apenas com base na literatura ad hoc. Cumulativamente, este estudo reflete sobre as alterações provocadas por uma crise pandémica com uma dimensão nunca antes vivida na História mas que, fruto da globalização e da facilidade e rapidez nas deslocações, poderá tornar-se um evento cada vez mais frequente.
Accounting earnings are subject to various estimates and professional judgments, creating conditions for Earnings Management (EM) practices. This thesis investigates the EM practices of the hotel industry, beginning with a systematic literature review that identifies gaps forming the basis of two subsequent empirical studies. The review reveals that research on EM within the hospitality industry is scarce and limited to a few countries. The thesis then explores the EM behaviour of Portuguese non-listed hotels and non-listed hotels operating in France, Italy, and Spain, utilizing panel data regression methods and studies the impact of the sharp decline in tourism demand caused by the COVID-19 pandemic on such behaviour. The findings indicate that hotels generally employ accruals-based EM techniques to avoid disclosing losses. However, EM behaviour is country-specific and changes according to tourist demand. Specifically, firms engage in income-increasing or income-decreasing EM practices depending on whether their pre-crisis behaviour was to manipulate earnings downwards or upwards, respectively.
Accounting earnings are subject to various estimates and professional judgments, creating conditions for Earnings Management (EM) practices. This thesis investigates the EM practices of the hotel industry, beginning with a systematic literature review that identifies gaps forming the basis of two subsequent empirical studies. The review reveals that research on EM within the hospitality industry is scarce and limited to a few countries. The thesis then explores the EM behaviour of Portuguese non-listed hotels and non-listed hotels operating in France, Italy, and Spain, utilizing panel data regression methods and studies the impact of the sharp decline in tourism demand caused by the COVID-19 pandemic on such behaviour. The findings indicate that hotels generally employ accruals-based EM techniques to avoid disclosing losses. However, EM behaviour is country-specific and changes according to tourist demand. Specifically, firms engage in income-increasing or income-decreasing EM practices depending on whether their pre-crisis behaviour was to manipulate earnings downwards or upwards, respectively.
Description
Keywords
Manipulação de resultados Setor hoteleiro Empresas não cotadas Accruals discricionários