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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório, em termos conceptuais e metodológicos insere-se num paradigma
qualitativo e de abordagem biográfica, baseando-se na reflexão e na interpretação acerca
das experiências quotidianas, colocando assim, o próprio sujeito-autora no centro da
reflexão e da análise crítica. A sua fundamentação teórica, ainda que sintética, incide,
portanto, sobre o método biográfico e a evolução do conceito de inclusão, tomada a
dança como meio facilitador do processo de inclusão, destacando-se, num e noutro
campo, os contributos de vários autores de referência.
Em termos organizativos, este relatório divide-se em duas partes. Na primeira é feita
uma descrição e reflexão acerca do meu percurso pessoal e profissional, enquanto
educadora em constante desenvolvimento e aprendizagem. Numa segunda parte é
apresentada e analisada a atividade “Dança de Roda – uma experiência de
aprendizagem”, desenvolvida com as crianças, cujo objetivo foi refletir e compreender
de que forma uma dança de roda pode contribuir para a integração de uma criança com
deficiência motora.
Pretendo, assim, descrever e analisar criticamente uma atividade de dança, bem como a
estratégia desenvolvida para a realizar, de modo a potenciar de forma inclusiva e
integradora a participação desta criança.
A realização do relatório permitiu-me tomar mais consciência da importância que o
educador de infância deve dar à reflexão e ao modo como pode adequar as atividades às
características individuais de cada criança. Além disso, esta atividade de dança
desencadeou conquistas no comportamento da criança-alvo pois contribuiu para
fomentar a sua autoconfiança, auto-estima e auto-afirmação. Para o restante grupo
configurou-se como o início da aceitação e respeito pela diferença.
Description
Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
Keywords
Educação pré-escolar Desenvolvimento pessoal Desenvolvimento profissional Necessidades educativas especiais Inclusão Educação Dança