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A inclusão como processo de integração socioeducativa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, José Alberto Mendonça
dc.contributor.authorAlexandre, Ana Cristina da Silva
dc.date.accessioned2016-05-19T16:58:00Z
dc.date.available2016-05-19T16:58:00Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
dc.description.abstractO presente relatório, em termos conceptuais e metodológicos insere-se num paradigma qualitativo e de abordagem biográfica, baseando-se na reflexão e na interpretação acerca das experiências quotidianas, colocando assim, o próprio sujeito-autora no centro da reflexão e da análise crítica. A sua fundamentação teórica, ainda que sintética, incide, portanto, sobre o método biográfico e a evolução do conceito de inclusão, tomada a dança como meio facilitador do processo de inclusão, destacando-se, num e noutro campo, os contributos de vários autores de referência. Em termos organizativos, este relatório divide-se em duas partes. Na primeira é feita uma descrição e reflexão acerca do meu percurso pessoal e profissional, enquanto educadora em constante desenvolvimento e aprendizagem. Numa segunda parte é apresentada e analisada a atividade “Dança de Roda – uma experiência de aprendizagem”, desenvolvida com as crianças, cujo objetivo foi refletir e compreender de que forma uma dança de roda pode contribuir para a integração de uma criança com deficiência motora. Pretendo, assim, descrever e analisar criticamente uma atividade de dança, bem como a estratégia desenvolvida para a realizar, de modo a potenciar de forma inclusiva e integradora a participação desta criança. A realização do relatório permitiu-me tomar mais consciência da importância que o educador de infância deve dar à reflexão e ao modo como pode adequar as atividades às características individuais de cada criança. Além disso, esta atividade de dança desencadeou conquistas no comportamento da criança-alvo pois contribuiu para fomentar a sua autoconfiança, auto-estima e auto-afirmação. Para o restante grupo configurou-se como o início da aceitação e respeito pela diferença.pt_PT
dc.identifier.tid201977869
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8295
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento pessoalpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectDançapt_PT
dc.titleA inclusão como processo de integração socioeducativapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

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