Publication
A inclusão como processo de integração socioeducativa
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, José Alberto Mendonça | |
dc.contributor.author | Alexandre, Ana Cristina da Silva | |
dc.date.accessioned | 2016-05-19T16:58:00Z | |
dc.date.available | 2016-05-19T16:58:00Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 | |
dc.description.abstract | O presente relatório, em termos conceptuais e metodológicos insere-se num paradigma qualitativo e de abordagem biográfica, baseando-se na reflexão e na interpretação acerca das experiências quotidianas, colocando assim, o próprio sujeito-autora no centro da reflexão e da análise crítica. A sua fundamentação teórica, ainda que sintética, incide, portanto, sobre o método biográfico e a evolução do conceito de inclusão, tomada a dança como meio facilitador do processo de inclusão, destacando-se, num e noutro campo, os contributos de vários autores de referência. Em termos organizativos, este relatório divide-se em duas partes. Na primeira é feita uma descrição e reflexão acerca do meu percurso pessoal e profissional, enquanto educadora em constante desenvolvimento e aprendizagem. Numa segunda parte é apresentada e analisada a atividade “Dança de Roda – uma experiência de aprendizagem”, desenvolvida com as crianças, cujo objetivo foi refletir e compreender de que forma uma dança de roda pode contribuir para a integração de uma criança com deficiência motora. Pretendo, assim, descrever e analisar criticamente uma atividade de dança, bem como a estratégia desenvolvida para a realizar, de modo a potenciar de forma inclusiva e integradora a participação desta criança. A realização do relatório permitiu-me tomar mais consciência da importância que o educador de infância deve dar à reflexão e ao modo como pode adequar as atividades às características individuais de cada criança. Além disso, esta atividade de dança desencadeou conquistas no comportamento da criança-alvo pois contribuiu para fomentar a sua autoconfiança, auto-estima e auto-afirmação. Para o restante grupo configurou-se como o início da aceitação e respeito pela diferença. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201977869 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8295 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento pessoal | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Dança | pt_PT |
dc.title | A inclusão como processo de integração socioeducativa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatorio de atividade profissional - Ana Alexandre.pdf
- Size:
- 1014.29 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.46 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: