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Resiliência, suporte social e stresse parental em famílias de crianças com necessidades educativas especiais
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Martins, Maria Helena Venâncio | |
dc.contributor.author | Rocha, Maria Inês Pinto da | |
dc.date.accessioned | 2015-10-09T13:51:42Z | |
dc.date.available | 2015-10-09T13:51:42Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014 | |
dc.description.abstract | A condição de uma criança com deficiência no seio da família pode afetar de modo profundo a sua estrutura, funcionamento e relacionamentos, conduzindo em muitos casos a elevados níveis de stresse parental advindo das exigências da situação de vida da criança. Por outro lado, é facto de que o suporte social e as características resilientes, sejam estas a nível individual, familiar ou comunitário, exercem uma função protetora ao minimizar os riscos que podem ocorrer perante este acontecimento de vida. O presente estudo pretendeu estudar as possíveis relações entre as variáveis stresse parental, suporte social e resiliência em famílias de crianças com necessidades educativas especiais (NEE). Foi inquirida uma amostra de 35 pais de crianças com necessidades educativas especiais com idades compreendidas entre os 3 e os 15 anos, de dois Agrupamentos de Escolas de Faro e de uma Instituição de Solidariedade Social. Para a concretização dos objetivos a que nos propusemos foram utilizados os seguintes instrumentos: um Questionário de Dados Sociodemográficos, o Índice de Stresse Parental (Abidin, 1976), a Measuring State Resilience (Martins, 2005), o Questionário de Apoio Social (Moreira et al., 2002) e a Family Resilience Scale. Os principais resultados revelaram que as famílias em estudo apresentam baixos níveis de stresse e elevados níveis de resiliência, quer individual, quer familiar. Foi possível verificar que a satisfação com o apoio social e as forças interpessoais e competências pessoais/sociais exercem uma importante contribuição ao nível do stresse parental. O apoio social não mostrou ser um preditor da resiliência familiar. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202468470 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/6879 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da educação | pt_PT |
dc.subject | Resiliência | pt_PT |
dc.subject | Suporte social | pt_PT |
dc.subject | Stresse parental | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.title | Resiliência, suporte social e stresse parental em famílias de crianças com necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |