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Authors
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Abstract(s)
Estudos desenvolvidos por diferentes especialistas revelam que a confrontação tardia da criança
com a linguagem escrita (com intencionalidade educativa subjacente) é tida como a principal responsável
pelo insucesso na aprendizagem e no desenvolvimento das competências linguísticas. No entanto, vários
factores têm contribuído para dificultar o processo de combate a este insucesso, especialmente as
questões que se prendem com a definição clara do papel do educador neste domínio, as representações
dos agentes educativos envolvidos e o modo como os contextos se têm organizado.
Preocupados com este processo e dada a nossa acção no campo da formação dos educadores de
infância, desenvolvemos um estudo de natureza essencialmente qualitativa, que se constituiu como a
nossa dissertação de mestrado, em que procurámos identificar e compreender as representações das
vinte e oito educadoras de infância cooperantes da Prática Pedagógica I, do 3.º ano da Licenciatura em
Educação de Infância da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, no ano lectivo de
2004/2005, face à abordagem à escrita na educação pré-escolar. Foi igualmente nosso objectivo
identificar algumas das actividades desenvolvidas pelas educadoras cooperantes que possam favorecer o
desenvolvimento das concepções sobre a escrita em crianças em idade pré-escolar, bem como os
benefícios que estas educadoras perspectivam sobre a abordagem à escrita no que às crianças deste
nível etário diz respeito, e, ainda, compreender se a sua posição relativamente à importância que
atribuem à apropriação da escrita pelas crianças se modificou após a publicação das Orientações
Curriculares.
Em síntese, o estudo, que nesta comunicação apresentaremos alguns dos aspectos mais
significativos, permitiu-nos constatar que, nas práticas das educadoras, se encontra ainda muito
enraizada a necessidade do desenvolvimento de “pré-requisitos” na abordagem à escrita e que as
mesmas consideram o desenvolvimento deste domínio como uma competência a ser desenvolvida
(essencialmente) no 1.º ciclo do Ensino Básico.
Description
Keywords
Formação de educadores de infância; prática pedagógica; supervisão pedagógica;
Citation
Congresso Internacional em Estudos da Criança, 1.º, Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho. Braga, 2008.