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Avaliação da potencialidade da participação no ensino das ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorVitorino, Teresa
dc.contributor.advisorGonçalves, Carla Dionísio
dc.contributor.authorGeraldo, Daniel Rui de Brito
dc.date.accessioned2019-05-28T15:33:32Z
dc.date.available2019-05-28T15:33:32Z
dc.date.issued2018-12-17
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractA educação em ciências assume um papel imprescindível na formação do cidadão. É importante que, no contexto educativo, o aluno assuma um papel interventivo e, para tal, se privilegiem as atividades práticas e/ou experimentais. Tal como sugere a investigação em educação, estas devem ser um recurso didático usado pelos professores no processo de ensino-aprendizagem das ciências, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e de capacidades científicas. A problemática patente na investigação pretende avaliar a potencialidade da participação no ensino das ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e, por conseguinte, evidenciar a importância das atividades práticas e/ou experimentais no desenvolvimento de competências no 1.º CEB. Pretende-se ainda, avaliar as perceções dos alunos quanto às atividades implementadas e a perceção dos profissionais de educação quanto à importância das atividades práticas e/ou experimentais. Este estudo insere-se numa metodologia de base qualitativa, tendo como objetivo descrever, interpretar e analisar o trabalho em quatro turmas do 1.º CEB (duas do 1.º ano e duas do 2.º ano de escolaridade), discutindo as potencialidades da participação na aprendizagem cooperativa de conteúdos científicos. Neste estudo participaram 96 alunos e foram inquiridos 26 professores. Como processos de recolha de dados recorreu-se à observação direta, a grelhas de registo e a inquéritos por questionário, aos alunos das turmas e aos respetivos professores. A análise dos resultados obtidos permite encarar com otimismo o reconhecimento das potencialidades da participação na utilização de atividades práticas e/ou experimentais de ciências. Os professores parecem reconhecer as potencialidades da participação e das atividades práticas e/ou experimentais. E os alunos apresentam uma maior participação, interesse e motivação no decorrer destas atividades, o que aparenta levar a aprendizagens mais significativas e científicas, assim como a um aumento do desenvolvimento de algumas das competências transversais propostas pelo currículo.pt_PT
dc.identifier.tid202242749pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/12575
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAtividades práticaspt_PT
dc.subjectAtividades experimentais: participaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagens significativaspt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectEducação em ciênciaspt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.titleAvaliação da potencialidade da participação no ensino das ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

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