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Avaliação da potencialidade da participação no ensino das ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vitorino, Teresa | |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Carla Dionísio | |
dc.contributor.author | Geraldo, Daniel Rui de Brito | |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T15:33:32Z | |
dc.date.available | 2019-05-28T15:33:32Z | |
dc.date.issued | 2018-12-17 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | A educação em ciências assume um papel imprescindível na formação do cidadão. É importante que, no contexto educativo, o aluno assuma um papel interventivo e, para tal, se privilegiem as atividades práticas e/ou experimentais. Tal como sugere a investigação em educação, estas devem ser um recurso didático usado pelos professores no processo de ensino-aprendizagem das ciências, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e de capacidades científicas. A problemática patente na investigação pretende avaliar a potencialidade da participação no ensino das ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e, por conseguinte, evidenciar a importância das atividades práticas e/ou experimentais no desenvolvimento de competências no 1.º CEB. Pretende-se ainda, avaliar as perceções dos alunos quanto às atividades implementadas e a perceção dos profissionais de educação quanto à importância das atividades práticas e/ou experimentais. Este estudo insere-se numa metodologia de base qualitativa, tendo como objetivo descrever, interpretar e analisar o trabalho em quatro turmas do 1.º CEB (duas do 1.º ano e duas do 2.º ano de escolaridade), discutindo as potencialidades da participação na aprendizagem cooperativa de conteúdos científicos. Neste estudo participaram 96 alunos e foram inquiridos 26 professores. Como processos de recolha de dados recorreu-se à observação direta, a grelhas de registo e a inquéritos por questionário, aos alunos das turmas e aos respetivos professores. A análise dos resultados obtidos permite encarar com otimismo o reconhecimento das potencialidades da participação na utilização de atividades práticas e/ou experimentais de ciências. Os professores parecem reconhecer as potencialidades da participação e das atividades práticas e/ou experimentais. E os alunos apresentam uma maior participação, interesse e motivação no decorrer destas atividades, o que aparenta levar a aprendizagens mais significativas e científicas, assim como a um aumento do desenvolvimento de algumas das competências transversais propostas pelo currículo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202242749 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/12575 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Atividades práticas | pt_PT |
dc.subject | Atividades experimentais: participação | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagens significativas | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | Educação em ciências | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.title | Avaliação da potencialidade da participação no ensino das ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |