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Advisor(s)
Abstract(s)
Com as mudanças sociais, políticas e económicas que se têm vindo a sentir nas
últimas décadas é necessário alterar comportamentos de modo a que o fator humano
assuma o papel no contexto organizacional para que a tão desejada competitividade e
produtividade seja alcançada. Neste contexto, o estudo das temáticas da Cultura
Organizacional, Marketing Interno e da Satisfação no Trabalho em contexto
organizacional, procurou compreender de que forma a determinação das orientações
da Cultura Organizacional sobre o Marketing Interno e a influência destes sobre a
Satisfação dos ativos humanos, é uma mais valia para uma organização e ainda de que
forma promove a produtividade, o sucesso profissional e pessoal dos ativos humanos.
Nesta investigação objetivou-se avaliar as relações existentes entre a Cultura
Organizacional, Marketing Interno e Satisfação no Trabalho, numa amostra constituída
por 171 colaboradores a exercerem funções em quatro empresas de sectores de
atividade diferentes (administração pública, saúde, financeiro e ainda comércio de
retalho). Os dados foram recolhidos através de um instrumento constituído por três
escalas: a versão portuguesa da Escala da Cultura Organizacional – FOCUS – First
Organizational Culture Unified Search (Neves, 2000), a Escala de Marketing Interno
(Lings & Grennley, 2005) e a Escala de Satisfação Profissional (Lima, Vala, & Monteiro,
1994). Foram também registadas variáveis demográficas categorizadoras dos
inquiridos.
Os resultados obtidos sugerem que a Cultura Organizacional não é
determinante na predição tanto do Marketing Interno como da Satisfação no Trabalho,
quando analisada de forma isolada. No entanto, quando introduzimos a Cultura
Organizacional e o Marketing Interno, o poder preditivo sobre o nível de Satisfação
Profissional aumenta significativamente entre os ativos humanos. De um modo geral,
todos os sectores de atividade primam por uma cultura de objetivos com uma criação
de informação informal que proporciona uma satisfação profissional elevada,
sobretudo na relação e colaboração entre colegas e no trabalho realizado por cada
indivíduo.
Description
Disertação de mest., Psicologia Social e das Organizações, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012
Keywords
Cultura organizacional Marketing interno Satisfação profissional