As artes visuais na educação pré-escolar: uma abordagem com crianças de 3 anos

RelatorioPES_CatarinaCapela.pdf3.41 MBAdobe PDF Download

O presente relatório de investigação foi realizado no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. O estudo envolve um grupo de crianças com 3 anos de idade, que frequentam a educação pré-escolar, num jardim de infância situado em Olhão. A realização do estudo resultou, por um lado, do interesse pessoal e da forte ligação com as artes visuais e, por outro, do apreço pela metodologia de trabalho, muito centrada nas artes visuais, adotada pela instituição onde decorreu a PES. Foi neste contexto que nos questionámos: de que forma poderão as artes visuais constituir estratégias facilitadoras de aprendizagens, ao nível das áreas de conteúdo, das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), em crianças de três anos? Procurando-se respostas para a questão inicial, definimos algumas questões de investigação: Como, e que atividades desenvolver, no âmbito das artes visuais, com crianças de 3 anos?; De que modo se mobilizam os elementos das artes visuais, na perspetiva da imaginação e criatividade?; Como organizar um ambiente educativo de modo a “interagir” com as artes? Partindo-se da apresentação das obras de uma artista plástica local, sentiu-se a necessidade de sensibilizar as crianças para questões relacionadas com as artes visuais, centrando-se todas as atividades num “Álbum de Imagens”, criado pela autora do estudo. Pretendendo-se inovar e propor atividades diversificadas, o álbum apresenta sugestões de experiências plásticas que integram diferentes propostas de aprendizagem, constituindo-se como ponto de partida para a promoção de atividades que contemplem todas as Áreas de Conteúdo. Os resultados obtidos mostram que as experiências plásticas desenvolvidas, constituíram de facto estratégias promotoras de aprendizagens nas três Áreas de Conteúdo previstas nas OCEPE.

Educação pré-escolar Artes visuais Transversalidade Áreas de conteúdo Desenvolvimento infantil