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Quantificar e caracterizar o destino turístico: um ensaio sobre o Algarve

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O destino turístico Algarve teve o seu pico de desenvolvimento nos anos 80 e 90. Um destino essencialmente especializado no produto sol e praia, fruto das suas características naturais e climatéricas, encontra no seu espaço natural, vantagens competitivas de excelência. A presente dissertação tem por objetivo a quantificação e caracterização do turismo no destino Algarve, com base no conceito de alojamento de potencial uso turístico. É no pressuposto que o turismo tem um contributo muito elevado pelo universo de segundas habitações existentes que se desenvolve a metodologia para a aproximação da estimativa dos fluxos turísticos ao longo do ano. O estudo permite concluir que as atuais estatísticas do turismo refletem apenas 40% da dimensão real do sector, sendo a segunda habitação responsável pelo restante. Por este motivo, o alojamento turístico privado é confundido por diversas vezes como elemento “ilícito” no sector, com designações pejorativas como “camas paralelas” ou “alojamento não classificado”. A investigação demostra que o mercado da segunda habitação, na sua essência turismo residencial, está longe de ser um elemento concorrente dos estabelecimentos hoteleiros, devendo por isso ser considerado como um complemento do turismo tradicional e resulta da maturidade do destino e de um consumidor (interno e externo) fortemente fidelizado, com um papel muito importante na gestão do destino como atenuador da sazonalidade, a qual tem o seu pico de procura anual concentrados em 4 meses (Junho a Setembro) e em mercados tradicionais, aspetos que revelam a necessidade de persistir no estudo destes fenómenos na região.

Description

Dissertação de mestrado, Marketing, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2014

Keywords

Marketing Turismo Destinos turísticos Turismo residencial Segunda habitação Sazonalidade Clusters Portugal - Algarve

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