Publication
Aplicação do conhecimento das ciências para o ensino da célula – um estudo de caso instrumental
dc.contributor.author | Santos, Carla | |
dc.contributor.author | Monteiro, Rute | |
dc.date.accessioned | 2014-05-23T14:06:42Z | |
dc.date.available | 2014-05-23T14:06:42Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.updated | 2014-05-22T14:35:13Z | |
dc.description.abstract | A presente investigação resulta de um Estudo de Caso, Instrumental, fundamentado no Modelo de Conhecimento Profissional (PK), proposto por Ball et al. 2008, 2009 no âmbito da Matemática. O Modelo de Ball serviu de base para a construção do Modelo de Conhecimento do Conteúdo das Ciências para o Ensino, utilizado para avaliar a prática docente de dois professores de Ciências Naturais e Matemática. O estudo procura conhecer, analisar e discutir os conhecimentos evidenciados pelos professores quando abordam a unidade didática “Célula - unidade na constituição dos Seres Vivos”. Dessa forma, pretende-se identificar os conhecimentos ativados pelos professores ao lecionar os conteúdos sobre a célula em sala de aula e compreender como e por que tais conhecimentos estão presentes ou ausentes. Para analisar as informações que emergem em sala de aula, usa-se o Instrumento de Modelação do Ensino de Monteiro et al., (2008, 2009), que permite transcrever as aulas, linha a linha, dividi-la em episódios e subepisódios. Esta divisão facilita a identificação das dimensões do conhecimento do professor, de acordo com o Modelo de Conhecimento das Ciências para o Ensino. Como resultados, evidencia-se que o conhecimento mais ativado é o Conhecimento Comum do Conteúdo (CCK). Finalmente, a implicação do estudo para os professores é a tomada de consciência sobre o conhecimento profissional (PK) e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), as relações entre eles, o Modelo de Conhecimento das Ciências para o Ensino e a reflexão no processo de ensino. | por |
dc.identifier.citation | Santos, C.S. & Monteiro, R. (2012). Aplicação do conhecimento das ciências para o ensino da célula – um estudo de caso instrumental. Investigações em Ensino de Ciências, 17(2), 529-543 | por |
dc.identifier.issn | 1518-8795 | |
dc.identifier.other | AUT: RUT01409; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/4063 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto de Física - UFRGS | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.if.ufrgs.br/ienci/?go=artigos&idEdicao=53 | por |
dc.subject | Modelo de ensino | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Ensino das ciências | por |
dc.subject | Estudo de caso instrumental | por |
dc.subject | Célula | por |
dc.title | Aplicação do conhecimento das ciências para o ensino da célula – um estudo de caso instrumental | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto Alegre, Brasil | por |
oaire.citation.endPage | 543 | por |
oaire.citation.issue | 2 | por |
oaire.citation.startPage | 529 | por |
oaire.citation.title | Investigações em Ensino de Ciências | por |
oaire.citation.volume | 17 | por |
person.familyName | Rocha | |
person.givenName | Rute | |
person.identifier.ciencia-id | E514-3412-BB4C | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6075-5657 | |
person.identifier.scopus-author-id | 24074691300 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 61f7985c-d6ec-4484-91ea-102764527199 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 61f7985c-d6ec-4484-91ea-102764527199 |