Repository logo
 
Publication

Aplicação do conhecimento das ciências para o ensino da célula – um estudo de caso instrumental

dc.contributor.authorSantos, Carla
dc.contributor.authorMonteiro, Rute
dc.date.accessioned2014-05-23T14:06:42Z
dc.date.available2014-05-23T14:06:42Z
dc.date.issued2012
dc.date.updated2014-05-22T14:35:13Z
dc.description.abstractA presente investigação resulta de um Estudo de Caso, Instrumental, fundamentado no Modelo de Conhecimento Profissional (PK), proposto por Ball et al. 2008, 2009 no âmbito da Matemática. O Modelo de Ball serviu de base para a construção do Modelo de Conhecimento do Conteúdo das Ciências para o Ensino, utilizado para avaliar a prática docente de dois professores de Ciências Naturais e Matemática. O estudo procura conhecer, analisar e discutir os conhecimentos evidenciados pelos professores quando abordam a unidade didática “Célula - unidade na constituição dos Seres Vivos”. Dessa forma, pretende-se identificar os conhecimentos ativados pelos professores ao lecionar os conteúdos sobre a célula em sala de aula e compreender como e por que tais conhecimentos estão presentes ou ausentes. Para analisar as informações que emergem em sala de aula, usa-se o Instrumento de Modelação do Ensino de Monteiro et al., (2008, 2009), que permite transcrever as aulas, linha a linha, dividi-la em episódios e subepisódios. Esta divisão facilita a identificação das dimensões do conhecimento do professor, de acordo com o Modelo de Conhecimento das Ciências para o Ensino. Como resultados, evidencia-se que o conhecimento mais ativado é o Conhecimento Comum do Conteúdo (CCK). Finalmente, a implicação do estudo para os professores é a tomada de consciência sobre o conhecimento profissional (PK) e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), as relações entre eles, o Modelo de Conhecimento das Ciências para o Ensino e a reflexão no processo de ensino.por
dc.identifier.citationSantos, C.S. & Monteiro, R. (2012). Aplicação do conhecimento das ciências para o ensino da célula – um estudo de caso instrumental. Investigações em Ensino de Ciências, 17(2), 529-543por
dc.identifier.issn1518-8795
dc.identifier.otherAUT: RUT01409;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/4063
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto de Física - UFRGSpor
dc.relation.publisherversionhttp://www.if.ufrgs.br/ienci/?go=artigos&idEdicao=53por
dc.subjectModelo de ensinopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino das ciênciaspor
dc.subjectEstudo de caso instrumentalpor
dc.subjectCélulapor
dc.titleAplicação do conhecimento das ciências para o ensino da célula – um estudo de caso instrumentalpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto Alegre, Brasilpor
oaire.citation.endPage543por
oaire.citation.issue2por
oaire.citation.startPage529por
oaire.citation.titleInvestigações em Ensino de Ciênciaspor
oaire.citation.volume17por
person.familyNameRocha
person.givenNameRute
person.identifier.ciencia-idE514-3412-BB4C
person.identifier.orcid0000-0001-6075-5657
person.identifier.scopus-author-id24074691300
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication61f7985c-d6ec-4484-91ea-102764527199
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery61f7985c-d6ec-4484-91ea-102764527199

Files