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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação apresentou como objetivo principal a análise do impacto que a
adoção de uma liderança ética e a criação de um plano de marketing interno provoca ao
nível da satisfação e empenhamento organizacional dos ativos humanos.
Para proceder à recolha de dados recorreu-se a um instrumento composto por
quatro escalas que analisaram os diversos construtos em estudo. Neste sentido, utilizouse
a Escala de Liderança Ética (De Hoogh & Den Hartog, 2008; Ribeiro, Rego &
Cunha, 2013), a Escala de Orientação de Marketing Interno (Ling & Greenley, 2005;
Santos & Gonçalves, 2010), a Escala de Satisfação Profissional (Lima, Vala &
Monteiro, 1994) e a Escala de Empenhamento Organizacional (Rego & Souto, 2002,
2004), sendo a amostra constituída por 187 profissionais ativos de organizações
públicas, privadas e público-privadas.
Os resultados mostraram efeitos estatisticamente significativos da determinação
de Liderança Ética e de Marketing Interno sobre a Satisfação Profissional e o
Empenhamento Afetivo e Normativo. Na sua generalidade, nas organizações em estudo
salientam-se os líderes que primam pela moralidade e justiça e pela clarificação do
papel dos subordinados com a criação de informação formal face a face, fatores estes
que fomentam a satisfação no trabalho e uma ligação afetiva e normativa com a
organização.
Description
Dissertação de mestrado, Psiclogia Social e das Organizações, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014
Keywords
Psicologia organizacional Liderança Ética organizacional Marketing interno Satisfação profissional Empenhamento