Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estudo do impacto da liderança ética na satisfação e empenhamento de profissionais ativos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese de Mestrado - Helena Alfaiate.pdf1.37 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta investigação apresentou como objetivo principal a análise do impacto que a adoção de uma liderança ética e a criação de um plano de marketing interno provoca ao nível da satisfação e empenhamento organizacional dos ativos humanos. Para proceder à recolha de dados recorreu-se a um instrumento composto por quatro escalas que analisaram os diversos construtos em estudo. Neste sentido, utilizouse a Escala de Liderança Ética (De Hoogh & Den Hartog, 2008; Ribeiro, Rego & Cunha, 2013), a Escala de Orientação de Marketing Interno (Ling & Greenley, 2005; Santos & Gonçalves, 2010), a Escala de Satisfação Profissional (Lima, Vala & Monteiro, 1994) e a Escala de Empenhamento Organizacional (Rego & Souto, 2002, 2004), sendo a amostra constituída por 187 profissionais ativos de organizações públicas, privadas e público-privadas. Os resultados mostraram efeitos estatisticamente significativos da determinação de Liderança Ética e de Marketing Interno sobre a Satisfação Profissional e o Empenhamento Afetivo e Normativo. Na sua generalidade, nas organizações em estudo salientam-se os líderes que primam pela moralidade e justiça e pela clarificação do papel dos subordinados com a criação de informação formal face a face, fatores estes que fomentam a satisfação no trabalho e uma ligação afetiva e normativa com a organização.

Description

Dissertação de mestrado, Psiclogia Social e das Organizações, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014

Keywords

Psicologia organizacional Liderança Ética organizacional Marketing interno Satisfação profissional Empenhamento

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License