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Abstract(s)
Nesta dissertação é criada uma metodologia de projeto de motores de indução anelares,
destinados a ser utilizados como propulsor em embarcações com acionamento elétrico.
Pretende-se com esta metodologia, dimensionar um motor anelar utilizando uma técnica
de cálculo iterativo baseada em elementos finitos. Para tal, começa-se com a criação de
um algoritmo de cálculo iterativo, onde são estabelecidos os parâmetros e restrições
iniciais para a criação do desenho do motor.
O desenho do motor é feito de forma automática mediante o uso de expressões
matemáticas. Com o modelo de elementos finitos do motor anelar já criado, calculam-se
os parâmetros do circuito equivalente a fim de se obter um modelo do motor.
O modelo equivalente é utilizado para determinar o comportamento do motor sem se
recorrer à construção de um protótipo. Se o modelo do motor criado não corresponder às
necessidades do projeto em estudo, volta-se à etapa inicial onde os parâmetros e restrições
iniciais sofrem variações até se conseguir o resultado pretendido.
No sistema tradicional, o propulsor do navio (o hélice) é acionado com o veio de um
motor localizado no interior do navio, enquanto que no caso em estudo o motor e o hélice
são um mecanismo único. Ou seja, o motor faz parte do hélice e como é obvio funciona
submerso. Isto traz uma série de vantagens, entre as quais, menor ruído e melhor
transmissão do calor produzido no rotor, devido às perdas, para o meio ambiente.
Esta dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro capítulo está a
introdução onde se dá uma visão geral do projeto, o segundo capítulo é dedicado à
metodologia de projeto do motor-hélice em estudo, no terceiro capítulo fala-se da
implementação do algoritmo, o quarto capítulo é dedicado à simulação do motor anelar,
e o último e quinto capítulo dedicado à conclusão e trabalhos futuros.
Description
Keywords
Método de elementos finitos Motor de indução Modelação de motores Parâmetros de motores