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Metodologia para o projeto de um motor de indução anelar
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Martins, I. E. | |
dc.contributor.author | Martins, Anildo Ramos | |
dc.date.accessioned | 2019-05-21T10:37:48Z | |
dc.date.accessioned | 2019-05-21T10:37:49Z | |
dc.date.available | 2019-05-21T10:37:48Z | |
dc.date.available | 2019-05-21T10:37:49Z | |
dc.date.issued | 2018-12-21 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | Nesta dissertação é criada uma metodologia de projeto de motores de indução anelares, destinados a ser utilizados como propulsor em embarcações com acionamento elétrico. Pretende-se com esta metodologia, dimensionar um motor anelar utilizando uma técnica de cálculo iterativo baseada em elementos finitos. Para tal, começa-se com a criação de um algoritmo de cálculo iterativo, onde são estabelecidos os parâmetros e restrições iniciais para a criação do desenho do motor. O desenho do motor é feito de forma automática mediante o uso de expressões matemáticas. Com o modelo de elementos finitos do motor anelar já criado, calculam-se os parâmetros do circuito equivalente a fim de se obter um modelo do motor. O modelo equivalente é utilizado para determinar o comportamento do motor sem se recorrer à construção de um protótipo. Se o modelo do motor criado não corresponder às necessidades do projeto em estudo, volta-se à etapa inicial onde os parâmetros e restrições iniciais sofrem variações até se conseguir o resultado pretendido. No sistema tradicional, o propulsor do navio (o hélice) é acionado com o veio de um motor localizado no interior do navio, enquanto que no caso em estudo o motor e o hélice são um mecanismo único. Ou seja, o motor faz parte do hélice e como é obvio funciona submerso. Isto traz uma série de vantagens, entre as quais, menor ruído e melhor transmissão do calor produzido no rotor, devido às perdas, para o meio ambiente. Esta dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro capítulo está a introdução onde se dá uma visão geral do projeto, o segundo capítulo é dedicado à metodologia de projeto do motor-hélice em estudo, no terceiro capítulo fala-se da implementação do algoritmo, o quarto capítulo é dedicado à simulação do motor anelar, e o último e quinto capítulo dedicado à conclusão e trabalhos futuros. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202244229 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/12533 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Método de elementos finitos | pt_PT |
dc.subject | Motor de indução | pt_PT |
dc.subject | Modelação de motores | pt_PT |
dc.subject | Parâmetros de motores | pt_PT |
dc.title | Metodologia para o projeto de um motor de indução anelar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Instituto Superior de Engenharia | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Eléctrica e Electrónica | pt_PT |