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Metodologia para o projeto de um motor de indução anelar

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
dc.contributor.advisorMartins, I. E.
dc.contributor.authorMartins, Anildo Ramos
dc.date.accessioned2019-05-21T10:37:48Z
dc.date.accessioned2019-05-21T10:37:49Z
dc.date.available2019-05-21T10:37:48Z
dc.date.available2019-05-21T10:37:49Z
dc.date.issued2018-12-21
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractNesta dissertação é criada uma metodologia de projeto de motores de indução anelares, destinados a ser utilizados como propulsor em embarcações com acionamento elétrico. Pretende-se com esta metodologia, dimensionar um motor anelar utilizando uma técnica de cálculo iterativo baseada em elementos finitos. Para tal, começa-se com a criação de um algoritmo de cálculo iterativo, onde são estabelecidos os parâmetros e restrições iniciais para a criação do desenho do motor. O desenho do motor é feito de forma automática mediante o uso de expressões matemáticas. Com o modelo de elementos finitos do motor anelar já criado, calculam-se os parâmetros do circuito equivalente a fim de se obter um modelo do motor. O modelo equivalente é utilizado para determinar o comportamento do motor sem se recorrer à construção de um protótipo. Se o modelo do motor criado não corresponder às necessidades do projeto em estudo, volta-se à etapa inicial onde os parâmetros e restrições iniciais sofrem variações até se conseguir o resultado pretendido. No sistema tradicional, o propulsor do navio (o hélice) é acionado com o veio de um motor localizado no interior do navio, enquanto que no caso em estudo o motor e o hélice são um mecanismo único. Ou seja, o motor faz parte do hélice e como é obvio funciona submerso. Isto traz uma série de vantagens, entre as quais, menor ruído e melhor transmissão do calor produzido no rotor, devido às perdas, para o meio ambiente. Esta dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro capítulo está a introdução onde se dá uma visão geral do projeto, o segundo capítulo é dedicado à metodologia de projeto do motor-hélice em estudo, no terceiro capítulo fala-se da implementação do algoritmo, o quarto capítulo é dedicado à simulação do motor anelar, e o último e quinto capítulo dedicado à conclusão e trabalhos futuros.pt_PT
dc.identifier.tid202244229pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/12533
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMétodo de elementos finitospt_PT
dc.subjectMotor de induçãopt_PT
dc.subjectModelação de motorespt_PT
dc.subjectParâmetros de motorespt_PT
dc.titleMetodologia para o projeto de um motor de indução anelarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Instituto Superior de Engenharia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Eléctrica e Electrónicapt_PT

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