dc.contributor.editor | Sandra Valadas | |
dc.contributor.editor | Fragoso, António | |
dc.date.accessioned | 2021-02-22T16:28:26Z | |
dc.date.available | 2021-02-22T16:28:26Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.date.updated | 2021-02-18T16:11:03Z | |
dc.description.abstract | Diferentes fatores (sistemáticos ou não) impulsionam as mudanças sociais. As instituições e os sistemas organizativos são impelidos a acompanhar e a espelhar essas mudanças sob pena de anacronia, estagnação, inutilidade, ou seja, de desaparecimento. O ensino superior, enquanto sistema organizado à luz de perspetivas mais ou menos humboldtianas, visando responder ao que presentemente se assumiu designar por desafios societais, também se esforça por espelhar mudanças. Por um lado, adota-se uma ótica de maior escolarização, em função da preparação dos diplomados para atividades profissionais e do reconhecimento, por creditação, de competências e desempenhos prévios à frequência da formação universitária. Por outro lado, apesar desta instrumentalização, imposta pela exigência do critério pragmático e orçamental, decorrente da pergunta incessante: “para que serve um curso superior?”, mantém-se nos critérios de avaliação do desempenho de docentes, de instituições e de projetos, a orientação de procura de uma excelência que valoriza a investigação em detrimento do ensino. É nesta ambígua dicotomia identitária que vivemos hoje e a confusão, intencional ou não, entre a natureza e os fins dos dois subsistemas, universitário e politécnico, até a estimula. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-54277-4-1 | |
dc.identifier.isbn | 978-989-54277-5-8 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-516616 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/15140 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CINEP/IPC | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.title | Coleção Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior | pt_PT |
oaire.citation.volume | 6 | pt_PT |
rcaap.cv.cienciaid | B110-DAAC-D3B9 | Sandra Valadas | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |