Publication
Ler+saber+desenvolvimento de uma aplicação para o 2º Ciclo do ensino básico
| dc.contributor.author | Gomes, José | |
| dc.contributor.author | Figueiredo, Mauro | |
| dc.contributor.author | Amante, Lúcia | |
| dc.contributor.author | Gomes, Cristina | |
| dc.date.accessioned | 2017-03-17T13:44:41Z | |
| dc.date.available | 2017-03-17T13:44:41Z | |
| dc.date.issued | 2016 | |
| dc.description.abstract | Na atual sociedade da informação, a capacidade de navegar por complexas paisagens digitais é uma competência com repercussões globais na educação, no trabalho e no acesso à cultura. Em contextos de ensino-aprendizagem, as competências leitoras são um elemento-chave para a aquisição, compreensão e aplicação de conhecimento e envolvem a leitura extensa de textos, sejam de natureza literária, de ficção ou manuais escolares. Os jogos são uma parte integral da aprendizagem humana e os alunos mais jovens exploram os jogos e atividades lúdicas como parte integrante das suas vidas, pelo que, caraterísticas dos jogos têm sido implementadas com sucesso como um processo para cativar e motivar os alunos para os processos de ensino-aprendizagem em vários níveis de educação.Neste contexto, esta comunicação, apresenta o protótipo de uma aplicação (app) que se enquadra na categoria quizz-game/educação, denominado Ler+Saber+, cujo objetivo é promover a motivação para a leitura entre alunos do 2.º Ciclo do ensino básico. O artigo introduz a literacia da leitura, os conceitos de serious gamese de mobile learning. Descreve-se ainda, de um modo sucinto, a metodologia de desenvolvimento utilizada, o programa de criação de conteúdos e o storyboard. No final aborda-se a metodologia de investigação a privilegiar e as possibilidades de trabalho futuro. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-972-95595-9-4 | |
| dc.identifier.other | AUT: MFI01071; | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/9066 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Universidade de Coimbra | pt_PT |
| dc.relation.publisherversion | file:///Users/ciacmultimedia/Downloads/Atas-3%C2%BA-EJML-2016.pdf | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Literacia da leitura | pt_PT |
| dc.subject | Serious games | pt_PT |
| dc.subject | Mobile learning | pt_PT |
| dc.subject | Motivação | pt_PT |
| dc.title | Ler+saber+desenvolvimento de uma aplicação para o 2º Ciclo do ensino básico | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 403 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 392 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Atas do 3.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning | pt_PT |
| person.familyName | Figueiredo | |
| person.givenName | Mauro | |
| person.identifier.ciencia-id | 2F1E-E93D-B252 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-9394-4868 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 22333823900 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 3bcfae6f-f5b9-4eb6-b12e-6d25f2865305 | |
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