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Ler+saber+desenvolvimento de uma aplicação para o 2º Ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorGomes, José
dc.contributor.authorFigueiredo, Mauro
dc.contributor.authorAmante, Lúcia
dc.contributor.authorGomes, Cristina
dc.date.accessioned2017-03-17T13:44:41Z
dc.date.available2017-03-17T13:44:41Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractNa atual sociedade da informação, a capacidade de navegar por complexas paisagens digitais é uma competência com repercussões globais na educação, no trabalho e no acesso à cultura. Em contextos de ensino-aprendizagem, as competências leitoras são um elemento-chave para a aquisição, compreensão e aplicação de conhecimento e envolvem a leitura extensa de textos, sejam de natureza literária, de ficção ou manuais escolares. Os jogos são uma parte integral da aprendizagem humana e os alunos mais jovens exploram os jogos e atividades lúdicas como parte integrante das suas vidas, pelo que, caraterísticas dos jogos têm sido implementadas com sucesso como um processo para cativar e motivar os alunos para os processos de ensino-aprendizagem em vários níveis de educação.Neste contexto, esta comunicação, apresenta o protótipo de uma aplicação (app) que se enquadra na categoria quizz-game/educação, denominado Ler+Saber+, cujo objetivo é promover a motivação para a leitura entre alunos do 2.º Ciclo do ensino básico. O artigo introduz a literacia da leitura, os conceitos de serious gamese de mobile learning. Descreve-se ainda, de um modo sucinto, a metodologia de desenvolvimento utilizada, o programa de criação de conteúdos e o storyboard. No final aborda-se a metodologia de investigação a privilegiar e as possibilidades de trabalho futuro.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-95595-9-4
dc.identifier.otherAUT: MFI01071;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/9066
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Coimbrapt_PT
dc.relation.publisherversionfile:///Users/ciacmultimedia/Downloads/Atas-3%C2%BA-EJML-2016.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia da leiturapt_PT
dc.subjectSerious gamespt_PT
dc.subjectMobile learningpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.titleLer+saber+desenvolvimento de uma aplicação para o 2º Ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage403pt_PT
oaire.citation.startPage392pt_PT
oaire.citation.titleAtas do 3.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learningpt_PT
person.familyNameFigueiredo
person.givenNameMauro
person.identifier.ciencia-id2F1E-E93D-B252
person.identifier.orcid0000-0001-9394-4868
person.identifier.scopus-author-id22333823900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3bcfae6f-f5b9-4eb6-b12e-6d25f2865305
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