Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo tem como principal objetivo analisar os determinantes da estrutura de capital das PME hoteleiras portuguesas. Utilizou-se como metodologia o modelo de dados em painel, com base numa amostra de 900 PME portuguesas obtida através da base de dados Amadeus para o período compreendido entre 2009 e 2013. Considerou-se como variáveis dependentes, o endividamento total, o endividamento de curto prazo e o endividamento de longo prazo. Como variáveis independentes, foram investigadas o valor da garantia dos ativos, a rendibilidade, o crescimento, a dimensão, a poupança fiscal não associada à dívida e a reputação.
Os resultados obtidos sugerem que as variáveis valor da garantia dos ativos, rendibilidade, crescimento, poupança fiscal não associada à dívida e a reputação são determinantes da estrutura de capital das PME estudadas. A variável dimensão não se revela determinante da estrutura de capital das PME hoteleiras portuguesas.
Os resultados obtidos permitem concluir que a teoria do trade-off e a teoria da pecking order são importantes para explicar a estrutura de capital das PME hoteleiras portuguesas.
Description
Dissertação de Mestrado, Finanças Empresariais, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2016
Keywords
Estrutura de capital Dados em painel Determinantes da estrutura de capital PME Setor hoteleiro
