Publication
O papel do diário de turma no Movimento da Escola Moderna: um estudo de caso em jardim-de-infância
dc.contributor.advisor | Antunes, Maria João Cardona Correia | |
dc.contributor.author | Mateus, Carla Alexandra Correia Alves | |
dc.date.accessioned | 2011-09-07T16:05:16Z | |
dc.date.available | 2011-09-07T16:05:16Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description | Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2008 | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objecto de estudo o Diário de Turma do Movimento da Escola Moderna, como instrumento mediador para o desenvolvimento sócio-moral. O Diário de Turma regista enunciados de crianças e de adultos organizados em colunas: em que as trés primeiras recolhem avaliações qualitativas sobre os comportamentos sociais e o trabalho realizado (Gostámos, Não Gostámos, Fizemos) a última coluna regista propostas para o trabalho a realizar (Queremos). Este estudo procurou conhecer a natureza dos registos das colunas Não Gostámos e Gostámos e compreender de que modo ? que estes influenciam os comportamentos das crianças (3 aos 5 anos). Ao longo da investigação foram focados aspectos sobre a educação pré- escolar, realçando as Orientações Curriculares e os principais Modelos Pedagógicos. Foi caracterizado o Movimento da Escola Moderna (MEM), destacando o papel desempenhado pelo Diário de Turma nas práticas deste modelo. Entre outros autores, são focadas as teorias de Piaget e de Turiel de forma a contribuir para uma melhor compreensão do desenvolvimento sócio-moral e em contexto educativo. O estudo empírico realizou-se num colégio particular de Lisboa. Para a recolha de dados, optámos por uma metodologia qualitativa, analisando o conteúdo dos registos das colunas Não Gostámos e Gostámos do Diário de Turma de um grupo de jardim-de- infãncia (durante dois anos lectivos) e numa entrevista (semi-directiva) à educadora do grupo. Também foi realizada uma entrevista, a uma educadora com largos anos de experiência no modelo da Escola Moderna para uma melhor compreensão do papel desempenhado pelo Diário nas práticas pedagógicas. O presente estudo deu a conhecer as diferentes avaliações negativas e positivas, das crianças e adultos, ao nível dos comportamentos sociais do grupo e do trabalho de sala realizado inscritos no Diário. A reflexão final permitiu salientar o papel do Diário de Turma nos comportamentos das crianças, através da discussão e resolução dos conflitos no Conselho de Turma, da tomada de consciência dos comportamentos discutidos, assim como na construção das regras do grupo. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.identifier.other | 373.21 MAT*Pap Cave | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/670 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Teses | por |
dc.subject | Educação de infância | por |
dc.subject | Movimento da Escola Moderna | por |
dc.title | O papel do diário de turma no Movimento da Escola Moderna: um estudo de caso em jardim-de-infância | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação. Especialização em Educação de Infância | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Tese Carla Alves Mateus.pdf
- Size:
- 1.3 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format