Repository logo
 
Publication

De aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionada

dc.contributor.advisorFernandes, Susana
dc.contributor.authorMartins, César Manuel Rodrigues
dc.date.accessioned2014-01-30T15:45:07Z
dc.date.available2014-01-30T15:45:07Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de mest., Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2012por
dc.description.abstractElaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, este relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionada, iniciada em setembro de 2011. Este relatório pretende dar a conhecer o meu percurso de formação seguido, como também a minha evolução profissional. O ano letivo foi dividido em três períodos. Os dois primeiros períodos corresponderam à prática de ensino, no Ensino Secundário (11.º ano) e no 3.º ciclo do Ensino Básico (9.º ano), respetivamente. Em ambos os períodos foram assistidas as aulas de duas turmas e foram lecionadas, cinco aulas, a uma das turmas de cada ciclo. No terceiro período desenrolou-se o ciclo de seminários. Cada aluno deu dois seminários sobre unidades curriculares não lecionadas, tendo como base uma planificação geral dessas unidades. Primeiramente abordam-se os resultados do estudo PISA 2009. Em seguida fala-se nas expectativas iniciais a este ano letivo. Serão descritas as aulas e o modo de condução das aulas, tendo como base as planificações. Assim como as atividades extracurriculares. O sentido reflexivo estará sempre presente, sendo que serão feitas reflexões finais, à prática de ensino e aos aspetos importantes decorrentes da prática letiva. Serão descritos os seminários, destacando-se os pontos chave que os nortearam. Por fim, nas considerações finais, é feito um balanço final à minha evolução enquanto professor, como também serão descritas as minhas expectativas em relação ao futuro.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3393
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEnsino - matemática
dc.subjectEnsino básico
dc.subjectEnsino secundário
dc.subjectExpectativas
dc.subjectPráticas educativas
dc.subjectAlunos
dc.subjectReflexão
dc.titleDe aluno a professor de matemática: um percurso baseado na prática de ensino supervisionadapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio_PES_Cesar.pdf
Size:
2.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: