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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo procurou encontrar em primeiro qual o efeito da Inteligência emocional e do
sentimento de presença sobre a identificação avatar em ambiente virtual, e em segundo
se a identificação avatar estava associada a uma mudança de Self. O ambiente virtual foi
simulado através de um jogo em 3ª pessoa (SOCOM4), onde os participantes tinham de
jogar com um soldado de guerra americano. Os participantes (N = 82) preencheram uma
escala de Inteligência emocional previamente à prova e posteriormente medidas de
identificação, de stress e de atitudes face aos soldados. Os resultados demonstraram que
o fator atenção e clareza (inteligência emocional) estão relacionados com a
identificação. Foi encontrado também que a identificação ao avatar estava associada a
uma mudança de Self. A identificação foi ainda associada a uma avaliação mais positiva
dos soldados e da aceitação do uso dos mesmos. Foram ainda encontrados resultados
para um possível modelo de mediação sobre os tipos de identificação com o prazer no
jogo, dificuldades cognitivas e valoração de soldados pela variável traços
estereotipicamente de soldados.
Description
Keywords
Psicologia social Psicologia das organizações Inteligência emocional Sentimentos Identificação Desenvolvimento mental Mudança social