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Participação social de alunos com necessidades educativas especiais numa escola do Algarve

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAnica, Aurízia
dc.contributor.authorMonteiro, Hélio Luís da Silva
dc.date.accessioned2018-03-07T14:34:58Z
dc.date.available2018-03-07T14:34:58Z
dc.date.issued2017-11-30
dc.date.submitted2017
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017
dc.description.abstractA inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais [NEE] no ensino regular é hoje uma realidade na escola pública portuguesa. Atualmente são valores centrais das políticas educativas o direito ao acesso a uma educação de qualidade e oportunidades equitativas de sucesso e de participação. Com o presente estudo - Participação Social de alunos com Necessidades Educativas Especiais numa escola EB 2/3 do Algarve - pretendemos caraterizar a Participação Social [PS] de alunos com NEE, numa Escola EB 2/3 - do Algarve. A metodologia utilizada no âmbito deste estudo é quantitativa, com um cariz descritivo e exploratório. A recolha de dados foi efetuada através de quatro instrumentos: testes sociométricos, questionários de autoperceção aos alunos, questionário aos Diretores de Turma [DT] e questionário aos Professores de Educação Especial [PEE]. Participam neste estudo oitenta alunos do 7.º ano de escolaridade, cinco DT e três PEE. Os resultados deste estudo indicam que a PS dos alunos com NEE na escola que frequentam é positiva, revelando uma equidade relativa em relação aos seus pares sem NEE, onde todos os alunos usufruem e desenvolvem as mesmas atividades conforme consta no Projeto Educativo da instituição [PE]. No entanto, os níveis evidenciados de PS são ligueiramente inferiores aos seus pares sem NEE, indo ao encontro de estudos realizados no âmbito da PS que defendem que nem todos os alunos com NEE vivenciam experiências negativas em ambiente escolar quanto à sua PS. O estudo revela que os alunos com NEE obtêm perceções positivas em todos os domínios avaliados, apresentam bom desempenho académico, são aceites socialmente pelos colegas de turma, apesar de serem menos populares do que os seus pares sem NEE, e que os alunos com desenvolvimento normotípico têm uma visão positiva face aos colegas com NEE.pt_PT
dc.identifier.tid201831660pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10422
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectParticipação socialpt_PT
dc.titleParticipação social de alunos com necessidades educativas especiais numa escola do Algarvept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameEducação Especial - Domínios Cognitivo e Motorpt_PT

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