Publication
Participação social de alunos com necessidades educativas especiais numa escola do Algarve
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Anica, Aurízia | |
dc.contributor.author | Monteiro, Hélio Luís da Silva | |
dc.date.accessioned | 2018-03-07T14:34:58Z | |
dc.date.available | 2018-03-07T14:34:58Z | |
dc.date.issued | 2017-11-30 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017 | |
dc.description.abstract | A inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais [NEE] no ensino regular é hoje uma realidade na escola pública portuguesa. Atualmente são valores centrais das políticas educativas o direito ao acesso a uma educação de qualidade e oportunidades equitativas de sucesso e de participação. Com o presente estudo - Participação Social de alunos com Necessidades Educativas Especiais numa escola EB 2/3 do Algarve - pretendemos caraterizar a Participação Social [PS] de alunos com NEE, numa Escola EB 2/3 - do Algarve. A metodologia utilizada no âmbito deste estudo é quantitativa, com um cariz descritivo e exploratório. A recolha de dados foi efetuada através de quatro instrumentos: testes sociométricos, questionários de autoperceção aos alunos, questionário aos Diretores de Turma [DT] e questionário aos Professores de Educação Especial [PEE]. Participam neste estudo oitenta alunos do 7.º ano de escolaridade, cinco DT e três PEE. Os resultados deste estudo indicam que a PS dos alunos com NEE na escola que frequentam é positiva, revelando uma equidade relativa em relação aos seus pares sem NEE, onde todos os alunos usufruem e desenvolvem as mesmas atividades conforme consta no Projeto Educativo da instituição [PE]. No entanto, os níveis evidenciados de PS são ligueiramente inferiores aos seus pares sem NEE, indo ao encontro de estudos realizados no âmbito da PS que defendem que nem todos os alunos com NEE vivenciam experiências negativas em ambiente escolar quanto à sua PS. O estudo revela que os alunos com NEE obtêm perceções positivas em todos os domínios avaliados, apresentam bom desempenho académico, são aceites socialmente pelos colegas de turma, apesar de serem menos populares do que os seus pares sem NEE, e que os alunos com desenvolvimento normotípico têm uma visão positiva face aos colegas com NEE. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201831660 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10422 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Participação social | pt_PT |
dc.title | Participação social de alunos com necessidades educativas especiais numa escola do Algarve | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- a55345_helio monteiro tese dissertação mestrado - Novembro de 2017.pdf
- Size:
- 1.04 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.41 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: