Repository logo
 
Publication

Estratégia pedagógica no Ensino Superior baseada no conceito de aprendizagem ativa

dc.contributor.authorConceição, Ana C.
dc.contributor.authorCoelho, Ana Cristina
dc.contributor.authorDionísio Gonçalves, Carla
dc.date.accessioned2023-07-21T13:23:19Z
dc.date.available2023-07-21T13:23:19Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO sucesso no Ensino Superior, em qualquer área de conhecimento, passa pelo comprometimento do aluno no processo de aprendizagem e pela visão do professor como agente facilitador e conhecedor do processo de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho descreve-se uma estratégia pedagógica usada no Ensino Superior, na Unidade Curricular (UC) de Cálculo I, norteada pelo conceito de aprendizagem ativa centrada no aluno. Dos 48 alunos inscritos na UC, 30 alunos participaram em atividades realizadas em sala de aula, reconhecidamente associadas ao modelo metodológico de aprendizagem ativa, destacando-se o uso de software educativo e a resolução de problemas, efetuada individualmente e/ou em grupo, com partilha e reflexão acerca das estratégias de resolução. As formas de avaliação foram adequadas ao modelo e a monitorização da satisfação dos alunos foi feita através de um questionário. Realça-se a adequação do conceito F-Tool ao conceito de aprendizagem ativa, em virtude de permitir, em sala de aula, uma abordagem dinâmica e interativa de diversos conceitos relacionados com o estudo de funções e de promover novas formas de raciocinar/pensar, avaliar, ensinar e aprender. As estratégias associadas às atividades realizadas em sala de aula, motivaram a aprendizagem num contexto de comunicação colaborativa onde todos foram intervenientes. Estas ações convidaram ao pensamento reflexivo e criativo, essenciais para a construção de novos conhecimentos. A aprovação na UC dos alunos abrangidos pela estratégia pedagógica esteve próxima dos 100%. Os aspetos que os estudantes mais evidenciaram nas respostas ao questionário foram a autorregulação do estudo e a autoconfiança na aprendizagem.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn978-85-65364-96-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/19857
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições Brasil/ Editora Fibrapt_PT
dc.subjectEstratégia pedagógicapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectAprendizagem ativapt_PT
dc.subjectConceito F-Toolpt_PT
dc.titleEstratégia pedagógica no Ensino Superior baseada no conceito de aprendizagem ativapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage25pt_PT
oaire.citation.startPage9pt_PT
oaire.citation.titleEnsino-Aprendizagem de Ciências e suas Tecnologiaspt_PT
person.familyNameGuerra
person.familyNameCoelho
person.familyNameDionísio Gonçalves
person.givenNameAna
person.givenNameAna Cristina
person.givenNameCarla
person.identifier.ciencia-id751D-F809-AB4D
person.identifier.ciencia-idBE1B-B52D-1576
person.identifier.ciencia-id221F-23CF-D8D2
person.identifier.orcid0000-0001-7103-3588
person.identifier.orcid0000-0002-2919-5468
person.identifier.orcid0000-0002-1634-9931
person.identifier.ridD-9456-2013
person.identifier.scopus-author-id17345059500
person.identifier.scopus-author-id22940342200
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7b904311-5ea0-4d96-b7b1-c3e05816817c
relation.isAuthorOfPublication4ff4975d-8e05-4b75-aeb9-f400520a41d6
relation.isAuthorOfPublicationb26fb0be-b850-45e3-b46a-2a838195d9fd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4ff4975d-8e05-4b75-aeb9-f400520a41d6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Índice_Livro_EnsinoApendizagemdeCienciasesuasTecnologias.pdf
Size:
670.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: