Recurso à biomassa para produção de energia calorifica em piscinas públicas: caso de estudo

Este relatório profissional foi realizado tendo em vista a obtenção do grau de mestre pelo autor uma vez que era detentor de uma licenciatura pré bolonha de cinco anos. Neste relatório é desenvolvido um projeto no qual o autor esteve envolvido, nomeadamente a implementação da instalação de um sistema a biomassa para aquecimento de águas nas piscinas municipais cobertas de São Brás de Alportel (Algarve, Portugal). São estudadas as diferentes alternativas em termos de combustíveis e apresentada a biomassa como alternativa económica e ambientalmente vantajosa. São apresentadas as características dos diferentes tipos de biomassa e alguns dos sistemas de aquecimento a biomassa existentes. É apresentado o caso de estudo da instalação das piscinas cobertas de São Brás de Alportel onde foi feita uma monitorização do funcionamento do sistema e dos consumos ao longo de um ano tendo-se verificado uma significativa redução de custos face à situação anterior. Foi feito ainda um estudo de implementação de um sistema a biomassa num edifício hoteleiro pretendendo-se verificar a viabilidade das instalações a biomassa em edifícios deste tipo. No final do relatório efetua-se a descrição detalhada do curriculum vitae do autor, tendo sido apresentados as diferentes tarefas e principais projetos que este desenvolveu desde o início da sua atividade profissional em engenharia até à data.

Dissertação de mestrado, Engenharia Civil. Instituto Superior de Engenharia, Universidade do Algarve, 2014

Construção Piscinas Aquecimento Energias renováveis Biomassa