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Criação de um produto de comunicação digital inclusivo da região do Algarve

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O presente projeto tem como foco principal o desenvolvimento de um exemplo de website, para ser utilizado por todos os tipos de públicos, que pretendam usufruir de umas férias agradáveis, aproveitando ao máximo tudo o que o Algarve tem para oferecer. Com base em experiências vividas, foi tido em atenção, na criação do produto de comunicação e divulgação digital, conceitos novos na área do turismo e cultura face a pequenos e grandes problemas apresentados diariamente por pessoas com necessidades especiais. Cada cliente/turista com necessidades especiais, nomeadamente, pessoas com mobilidade reduzida, invisuais, incapacidade psicológica e idosos, têm exatamente os mesmos direitos a aproveitar as suas férias como qualquer outra pessoa. Contudo, muitas das atividades e estâncias para pernoitar, não apresentam quaisquer variações ou adaptações para este tipo de clientes. Posto isto, a criação deste website irá servir para alertar e sensibilizar todo o tipo de pessoas, sejam elas os donos dos hotéis/ atividades turísticas, como todos os outros turistas/ clientes que pretendam passar as suas férias no Algarve, ou até praticarem algumas atividades, sejam elas, culturais, familiares ou até mesmo radicais. Antes da criação gráfica da imagem envolvente do website, foi necessário realizar uma pesquisa intensiva e, de certa forma, detalhada, para identificar alguns dos problemas que proporcionam a falta de inclusão de indivíduos com necessidades especiais em diversos espaços e atividades dentro do ramo turístico algarvio. Em termos metodológicos utilizámos um paradigma qualitativo, segundo uma abordagem fenomenológica, e um método de análise intensiva, de estudo de caso, com análise documental, observação, inquéritos, questionário e entrevistas a turistas e cidadãos residentes na área do Algarve. Aferimos assim que, a participação do designer na construção visual dos conteúdos expostos no meio turístico, ao público no geral, proporciona o bom funcionamento de determinados estabelecimentos, instituições, entre outros, fortalecendo uma sociedade equilibrada e justa.
The main focus of this project is to develop an example of a website to be used by all types of public who want to enjoy a pleasant holiday, making the most of everything the Algarve has to offer. Based on experience, the creation of the communication product and the digital dissemination of new concepts in the area of tourism and culture took into account the small and large problems presented on a daily basis by people with special needs. Every customer/tourist with special needs, namely people with reduced mobility, blind people, psychological disabilities and the elderly, has exactly the same rights to enjoy their holidays as anyone else. However, many holiday activities and resorts do not have any variations or adaptations for this type of client. That said, the creation of this website will serve to alert and sensitise all kinds of people, be they the owners of hotels/tourist activities, or all the other tourists/clients who want to spend their holidays in the Algarve, or even practise some activities, be they cultural, family or even radical. Before creating the graphic image of the website, it was necessary to carry out intensive and somewhat detailed research to identify some of the problems that lead to the lack of inclusion of people with special needs in various spaces and activities within the Algarve tourist industry. In methodological terms, we used a qualitative paradigm, according to a phenomenological approach, and an intensive analysis method, a case study, with documentary analysis, observation, surveys, questionnaires and interviews with tourists and citizens living in the Algarve area. We have thus ascertained that the designer's participation in the visual construction of content displayed in the tourist environment, to the general public, provides for the proper functioning of certain establishments, institutions, among others, strengthening a balanced and fair society.

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Keywords

Projeto Incapacidade psicológica Paradigma qualitativo Meio turístico

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