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Estudo ambiental da nova ligação ferroviária de alta velocidade Faro - Huelva
dc.contributor.advisor | Nunes, Luís Miguel | |
dc.contributor.author | Esteves, Ana Luísa Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2015-04-17T10:26:38Z | |
dc.date.available | 2015-04-17T10:26:38Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | Com a publicação do Decreto-Lei n.º 232/2007, de 15 de Junho, a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) tornou-se um procedimento técnico de carácter obrigatório em Portugal. Pretende-se com este trabalho abordar esta temática com o objectivo de verificar a melhor hipótese de traçado para a ligação ferroviária de alta velocidade Faro-Huelva, através da comparação de dois métodos de avaliação. A área em estudo pertence Sotavento Algarvio, abrangendo os concelhos de Faro, Olhão, S. B. de Alportel, Tavira, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António. A metodologia utilizada será a sobreposição de mapas (com recurso a Sistemas de Informação Geográfica) e as matrizes de Leoplod, metodologias mais aplicadas a estudos de Avaliação Ambiental para o sector dos Transportes. A utilização destas metodologias permitirá averiguar qual a mais consistente para estes estudos de caso, facultando a informação de maior relevo aos decisores e às entidades. Verificou-se que a criação de uma linha ferroviária de Alta Velocidade no Algarve é possível, tendo em atenção os factores ambientais, de forma a minimizar o seu impacte. Pela análise matricial, os principais impactes negativos derivados deste projecto são maioritariamente decorrentes da fase de construção, e associam-se à ocupação e compactação dos solos de forma irrevogável, afectando zonas edificadas e zonas agrícolas e florestais, ocupação de solos REN e RAN, Zonas de Especial Conservação. Os positivos decorrem essencialmente da fase de exploração, associados às vantagens da utilização deste meio de transporte, como é o caso do desenvolvimento económico da região e do país, encurtando a distância e o tempo entre a Algarve e Espanha, com ligação a toda a Europa. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/5920 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Gestão ambiental | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Transportes ferroviários | por |
dc.subject | Alta velocidade | por |
dc.subject | Impacto ambiental | por |
dc.title | Estudo ambiental da nova ligação ferroviária de alta velocidade Faro - Huelva | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Engenharia do Ambiente (Avaliação e Gestão Ambiental) | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia | pt_PT |
thesis.degree.level | Mestrado | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia do Ambiente (Avaliação e Gestão Ambiental) | por |
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