Repository logo
 
Publication

Marketing interno: contributos explicativos para o comprometimento organizacional, envolvimento no trabalho e otimismo de carreira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Joana
dc.contributor.authorBrito, Vanda Maria Assis
dc.date.accessioned2018-04-04T13:07:55Z
dc.date.available2018-04-04T13:07:55Z
dc.date.issued2017-12-11
dc.date.submitted2017
dc.descriptionDissertação de mestrado, Gestão de Recursos Humanos, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, 2017
dc.description.abstractAtualmente, todos os esforços visam o aumento da competitividade e a promoção do melhor desempenho organizacional, o que conduz a um aumento da consciência da importância do ativo humano nas organizações. Neste sentido, o potencial dos ativos humanos deve despertar motivações de interesse organizacional, o que implica uma intervenção permanente da gestão de recursos humanos. Importam ferramentas que, não só estimulem os trabalhadores como também os protejam das vicissitudes laborais. De especial interesse é o marketing interno, uma vez que detém um papel relevante na motivação e no desenvolvimento pessoal dos trabalhadores, e contribui para uma comunicação organizacional eficaz. De relevo é também o ambiente laboral e as implicações que este poderá ter na relação entre o trabalhador e a organização, com vista à prevenção de eventuais riscos psicossociais. Torna-se então importante perceber as relações entre estes temas e caraterísticas individuais promotoras de um melhor desempenho organizacional. Esta investigação teve como objetivo descrever e identificar como marketing interno e o clima psicossocial de segurança contribui para a explicação do comprometimento organizacional, o envolvimento no trabalho e o otimismo de carreira dos trabalhadores. Realizou-se uma análise quantitativa recorrendo a uma amostra de 132 trabalhadores de organizações privadas e públicas, recolhida através de um questionário composto por cinco escalas que permitiram a análise de cada um dos construtos. Os resultados evidenciam um contributo explicativo para a adoção de práticas de marketing interno, através comunicação verbal e pessoal, tanto no envolvimento, como no comprometimento afetivo e normativo, através da informação escrita. Constatou-se também a existência de determinação do clima psicossocial de segurança no envolvimento dos trabalhadores, veiculada pela comunicação organizacional.pt_PT
dc.identifier.tid201849364pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10541
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMarketing internopt_PT
dc.subjectRecursos humanospt_PT
dc.subjectRiscos psicossociaispt_PT
dc.subjectDesempenho organizacionalpt_PT
dc.subjectComunicação organizacionalpt_PT
dc.titleMarketing interno: contributos explicativos para o comprometimento organizacional, envolvimento no trabalho e otimismo de carreirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameGestão de Recursos Humanospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_Vanda Brito_2017.pdf
Size:
2.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: