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Abstract(s)
O presente estudo tem como objecto a Aprendizagem Cooperativa em Matemática, tendo-se realizado, ao longo de dois anos lectivos consecutivos, com alunos de uma turma-piloto, do 2º ciclo, do Novo Programa de Matemática (NPMEB), homologado em 2007.
É o mesmo de natureza qualitativa, interpretativa e hermenêutica, perspectivado não só como um processo de investigação-acção, que visou implementar medidas que melhorassem as aprendizagens dos alunos em Matemática, mas também como um estudo de caso, que pretendeu descrever fenómenos ocorridos na turma em estudo.
Tomados, como pontos de partida, o elevado insucesso na disciplina de Matemática, o qual tem vindo a contribuir para a exclusão escolar e social de muitos alunos, e as falhas na intercompreensão entre os indivíduos, que também se fazem sentir na sala de aula, foi seu objectivo ajudar os alunos a construírem um efectivo conhecimento matemático e, em simultâneo, aprenderem valores de respeito pelo próximo, com recurso à Aprendizagem em Equipas Cooperativas, nas aulas de Matemática, como estratégia de ensino-aprendizagem.
Em resultado desta intervenção pedagógica, que investiguei, os alunos melhoraram as suas relações interpessoais, a sua visão de si próprios e a competência matemática, tendo atingido 100% de sucesso na disciplina de Matemática, no final do 2º ciclo.
Description
Dissertação de mestrado, Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2005
Keywords
Aprendizagem cooperativa Educação matemática Ensino-aprendizagem Inclusão Novo programa de matemática Trabalho cooperativo