Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Personalidade e comportamentos de consumo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Comportamento do consumidor versão final!!! 2.pdf819.65 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo pretende explorar as relações entre os cinco traços de personalidade (big five theory) dos pais em relação ao comportamento de consumo dos filhos, definidos numa amostra composta por 150 pais de origem portuguesa. A informação foi recolhida através de um questionário constituído por uma escala de caracterização sociodemográfica, por uma escala para avaliar a personalidade, o NEO – PI – R (Lima & Simões, 2000) e pela escala de comunicação de consumo entre pais e filhos (Buijzen & Valkenburg,2005).Os resultados permitem observar que os traços de personalidade dos pais, principalmente a amabilidade e a conscienciosidade, influenciam os comportamentos de consumo dos filhos. Simultaneamente, observou-se também a determinação do género e da idade dos pais nas atitudes que tomam em relação aos comportamentos dos filhos. Neste sentido, esta investigação realça a importância da influência das características de personalidade dos pais nas atitudes que estes têm relativamente as análises e escolhas de consumo dos filhos e permitem sugerir futuras investigações.

Description

Dissertação de mest., Psicologia Social e das Organizações, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2012

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher