Repository logo
 
Publication

Paulo Freire e a educação como obra de arte: ensinar exige ética e estética

dc.contributor.authorCarlos, Elter Manuel
dc.date.accessioned2025-11-26T14:27:13Z
dc.date.available2025-11-26T14:27:13Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractA reflexão educacional, no construto dialógico das suas dimens.es ético-crítica e epistemológica, faz do investigador-professor um hermeneuta e intérprete do sentido, pondo-o à escuta da energia e da força dos (con)textos e dos discursos pedagógicos, que, no curso da historicidade, inscrevem-se na existência enquanto verdadeiros espaços de signific(ação). Ela cria no intérprete (educador/educando; investigador) um estado de alma que o permite escutar o que está explícita ou implicitamente dito. Revela-se, assim, de inevitável e assaz importância estar-se apto a questionar o(s) (con)texto(s) e deixar-lhes vir à luz através da lógica da fecundidade da pergunta (Gadamer,1999). É nesta lógica que (con)sentimo-nos interrogados pelos (con)textos de Paulo Freire e, a partir de tal atitude, ousamos empreender este ensaio de interpretação filosófica como via de pensar a educação como obra de arte.por
dc.identifier.doi10.34623/ye65-be91/978-85-7826-996-8/cap12
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/27921
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Estadual do Ceará
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.titlePaulo Freire e a educação como obra de arte: ensinar exige ética e estéticapor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage295
oaire.citation.startPage265
oaire.citation.titleInvestigação em arte, ensino e experiências transcontinentais
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
12 Paulo Freire e a educação como obra de arte.pdf
Size:
917.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: