Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
300.92 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nas últimas décadas, foram construídos vários questionários para avaliar as
abordagens ao estudo de estudantes do ensino superior, com base na existência de três
abordagens (profunda, superficial e estratégica) enquanto dimensões que explicariam as
diferenças individuais na aprendizagem (Richardson, 2013): ASI – Approaches to Studying
Inventory (Ramsden & Entwistle, 1981), RASI – Revised Approaches to Studying Inventory
(Tait & Entwistle, 1996), ASSIST – Approaches and Study Skills Inventory for Students (Tait,
Entwistle, & McCune, 1998) ou ALSI – Approaches to Learning and Studying Inventory
(Entwistle, McCune, & Hounsell, 2002).
O ASSIST identifica as tendências dos estudantes para adotarem abordagens à
aprendizagem e ao estudo profundas, superficiais e estratégicas, permitindo avaliar as
atitudes face a este constructo, sendo o inventário formado por três secções, relativas às
dimensões avaliadas. A primeira, relaciona-se com o que é aprender?, remetendo para as
conceções de aprendizagem descritas por Marton e Säljö (1976a, 1976b) e posteriormente
desenvolvidas por Hattie, Biggs e Purdie (1996). Esta secção integra seis itens que avaliam
a conceção do estudante sobre o que significa “aprender”. Os itens funcionam como
categorias que fazem parte, até certo ponto, de uma hierarquia, ainda que nem todas
possam ter sido vivenciadas ou se encontrem ultrapassadas (Valadas, 2007).