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Abstract(s)
O advento da descoberta marítima para a Índia proporcionou a abertura do diálogo
cultural da Europa com a Ásia de uma forma mais reiterada que a que se vinha repetindo
por terra. Partiu-se de Lisboa em busca dos cristãos perdidos e nesta motivação
justificaram-se os actos de cariz economicista.
As Ordens Religiosas somam novas almas, crescendo em cristãos e em território
nas igrejas improvisadas e pequenas ermidas que se tornariam importantes igrejas. Goa
torna-se imponentemente na Roma do Oriente. Em cada navio de Lisboa chegam mais
religiosos que irão suportar para a coroa portuguesa o peso das conversões religiosas e a
coesão de um território alcançado mas tão longe para ser governado.
Constroem-se igrejas e decoram-se os espaços. A arte retabular, catalisador da fé,
mostra nas imagens os benefícios da conversão sendo o retábulo seu veículo principal. O
retábulo é o representante da fé pela arte, um livro em imagens. Depressa se verifica que
este novo território é rico em artesãos hábeis na arte do entalhe que podem assumir as
funções dos artistas europeus. A arte retabular indo-portuguesa assume-se como uma arte
única, resultado da cooperação artística entre vários tipos de devoção religiosa – as
indígenas e a importada – e produziu-se uma forma de arte que não é passível de ser
encontrada em qualquer outra parte do mundo português.
Nesta tese de doutoramento onde apresentamos o inventário artístico exaustivo
dos retábulos do taluka de Tiswadi, iremos demonstrar os processos de produção
retabular em Goa, focando a nossa atenção no taluka de Tiswadi, local de chegada dos
portugueses a este território e onde se ergueram as mais importantes igrejas da presença
portuguesa. Iremos verificar a forma como as conjunturas artísticas se desenvolveram
bem como estudar os denominadores de cada conjuntura, analisando as suas soluções
formais e iconográficas e enunciar os seus intervenientes.
Description
Tese de doutoramento, História e Património, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2015
Keywords
História Património Talha retabular Arte oriental Diálogo intercultural Inventário artístico