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Identidades e trajetórias dos professores de dança kizomba
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Martins, João Eduardo | |
dc.contributor.author | Simões, Carlos Jorge Sequeira | |
dc.date.accessioned | 2017-09-27T11:56:33Z | |
dc.date.available | 2017-09-27T11:56:33Z | |
dc.date.issued | 2017-04-06 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Sociologia, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2017 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objeto os atores do oficio artístico de danças sociais de par, a partir do vetor de atividade do ensino da dança kizomba e de como estes constroem este ofício em contexto não regulado, sem associativismo profissional, sem formações obrigatórias, sem controlo de entradas. Impôs-se uma investigação do tipo indutivo, pela ausência de trabalhos sociológicos e de dados estatísticos, tendo-se seguido uma lógica de descoberta em processo interativo, entre objetivos, quadro conceptual, perguntas de investigação, métodos e validade. Realizámos entrevistas semiestruturadas, mas sujeitas aos elementos emergentes, em interação com a imersão do investigador nos contextos para perceção dos significados e dos processos de interação, e com a procura de literatura que nos auxiliasse na compreensão dos dados. Conclui-se que os atores efetivaram trajetórias em quadros de socialização heterogéneos e contraditórios, dispares entre si, efetuando práticas de dança de par enquanto práticas de «paixão» em lazer, que de forma não programada foi possível transporem para práticas de «paixão», em ofício com um sentido de ação de «vocação». Os atores em ofício são aqueles que se identificam com as práticas, com os papéis necessários e que detêm as disposições para esses mesmos papéis. São os atores capazes de agregar transmissões coerentes, a partir de uma pluralidade de elementos sociais contraditórios, quer das suas trajetórias, quer dos próprios contextos das práticas, recorrendo-se do «processo identitário» através de trabalhos de identificação segundo uma imagem de si. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201713390 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10042 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ofício | pt_PT |
dc.subject | Danças sociais de par | pt_PT |
dc.subject | Papéis | pt_PT |
dc.subject | Disposições | pt_PT |
dc.subject | Processo identitário | pt_PT |
dc.subject | Vocação | pt_PT |
dc.title | Identidades e trajetórias dos professores de dança kizomba | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve, Faculdade de Economia | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Sociologia | pt_PT |