Publication
A importância das emoções em idade pré-escolar: crescer a aprender
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | |
dc.contributor.advisor | Luísa, Cláudia Cristina Guerreiro | |
dc.contributor.author | Carrasco, Tânia Isabel Branquinho | |
dc.date.accessioned | 2025-01-17T12:45:22Z | |
dc.date.available | 2025-01-17T12:45:22Z | |
dc.date.issued | 2024-07-26 | |
dc.description.abstract | O presente relatório intitulado: “A Importância das Emoções em idade Pré-Escolar: Crescer a Aprender” foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no 2º ano do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este estudo contou com um total de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, sendo que a instituição se encontra localizada na cidade de Albufeira. Como principais objetivos a investigação visou promover o desenvolvimento emocional nas crianças e proporcionar a sua regulação em idade pré-escolar. Foi definida uma questão de partida para estudo, a qual incidiu sobre: “Qual a importância do desenvolvimento emocional em idade pré-escolar? A investigação em questão, é de carácter qualitativo com o intuito de analisar os comportamentos e atitudes, compreender e combater os problemas. Neste estudo foi necessário utilizar diversas técnicas de recolha de dados: análise documental, pesquisa bibliográfica, notas de campo, registos audiovisuais e entrevistas semiestruturadas. A importância das emoções na educação pré-escolar é um tema importante a ser trabalhado nesta idade, pois, é aqui que a criança aprende diferentes formas de se relacionar com os outros e de se expressar, sendo importante prepará-las desde cedo para viver em sociedade. No final do estudo foi possível verificar um progresso nas crianças, pois, já falavam abertamente, conseguiam exprimir e explicar o que sentiam, reconhecendo em si e nos pares/colegas as emoções. | por |
dc.description.abstract | This report was developed within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice, inserted in the 2nd year of the master's course in Pre-School Education. It is entitled: "The importance of emotions in preschool education." - Grow up to learn. The main objectives of this research are to promote emotional development in children and provide emotional regulation in preschool children. The importance of emotions in preschool education is an important topic to be worked on at this age, because it is here that the child learns different ways of relating to others and expressing himself, and it is important to prepare them from an early age to live in society. The research in question is of a qualitative nature with the aim of analysing behaviours and attitudes, understanding and combating problems. In this study it was necessary to use several data collection techniques: document analysis, bibliographic research, field notes, audiovisual records and semi-structured interviews. In the first phase, a starting question was defined, which focused on: "What is the importance of emotional development in preschool age? At the end of the study, it was possible to verify a progress in the children, because they already spoke openly, were able to express and explain what they felt, recognizing emotions in themselves and in their peers/peers. | eng |
dc.identifier.tid | 203717503 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/26648 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Educação emocional | |
dc.subject | Regulação emocional | |
dc.subject | Educação pré-escolar | |
dc.subject | Relação pedagógica | |
dc.title | A importância das emoções em idade pré-escolar: crescer a aprender | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar |