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Abstract(s)
Ao longo das últimas décadas, a legislação que regulamenta a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares tem vindo a ser objeto de transformações significativas no sentido da implementação de uma Escola para Todos. Neste sentido, a temática das Perturbações do Espectro do Autismo tem merecido um crescente interesse da parte dos investigadores, sobretudo relacionada com a inclusão destes alunos no ensino regular.
O presente estudo tem como objetivo investigar as representações sociais e atitudes de uma amostra de estudantes universitários e de população em geral face à educação e inclusão de alunos com Perturbações do Espectro do Autismo no sistema regular de ensino.
Atendendo a que as representações sociais refletem a forma como orientamos a nossa atitude que, por sua vez, afeta e influencia o nosso comportamento, conhecer o que pensam estudantes universitários e população em geral sobre a inclusão educativa de alunos com esta problemática assume-se com especial relevância no sentido de desmistificar alguns estigmas e promover um maior debate e sensibilização.
Através de uma metodologia descritiva-correlacional e a utilização de um questionário sobre o desenvolvimento e educação destes alunos, os resultados obtidos apontam para o facto de não existirem diferenças significativas entre as populações estudadas, no que respeita às representações sociais e atitudes face ao autismo. Assinale-se que, não obstante a maioria dos resultados em termos do posicionamento face ao desenvolvimento e inclusão de crianças com autismo vá ao encontro do que é descrito na literatura e estudos anteriores, evidenciando representações bastante inclusivas, é possível verificar que permanecem ainda algumas representações sociais pré-concebidas e não científicas e que podem interferir na educação destes alunos.
Description
Dissertação de mest., Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013
Keywords
Psicologia da educação Autismo Atitudes Inclusão social
