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Representações sociais e atitudes face ao autismo
| dc.contributor.advisor | Martins, Maria Helena | |
| dc.contributor.author | Castela, Catarina Andrade | |
| dc.date.accessioned | 2014-02-28T11:24:55Z | |
| dc.date.available | 2014-02-28T11:24:55Z | |
| dc.date.issued | 2013-07-30 | |
| dc.description | Dissertação de mest., Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2013 | por |
| dc.description.abstract | Ao longo das últimas décadas, a legislação que regulamenta a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares tem vindo a ser objeto de transformações significativas no sentido da implementação de uma Escola para Todos. Neste sentido, a temática das Perturbações do Espectro do Autismo tem merecido um crescente interesse da parte dos investigadores, sobretudo relacionada com a inclusão destes alunos no ensino regular. O presente estudo tem como objetivo investigar as representações sociais e atitudes de uma amostra de estudantes universitários e de população em geral face à educação e inclusão de alunos com Perturbações do Espectro do Autismo no sistema regular de ensino. Atendendo a que as representações sociais refletem a forma como orientamos a nossa atitude que, por sua vez, afeta e influencia o nosso comportamento, conhecer o que pensam estudantes universitários e população em geral sobre a inclusão educativa de alunos com esta problemática assume-se com especial relevância no sentido de desmistificar alguns estigmas e promover um maior debate e sensibilização. Através de uma metodologia descritiva-correlacional e a utilização de um questionário sobre o desenvolvimento e educação destes alunos, os resultados obtidos apontam para o facto de não existirem diferenças significativas entre as populações estudadas, no que respeita às representações sociais e atitudes face ao autismo. Assinale-se que, não obstante a maioria dos resultados em termos do posicionamento face ao desenvolvimento e inclusão de crianças com autismo vá ao encontro do que é descrito na literatura e estudos anteriores, evidenciando representações bastante inclusivas, é possível verificar que permanecem ainda algumas representações sociais pré-concebidas e não científicas e que podem interferir na educação destes alunos. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/3538 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | Psicologia da educação | |
| dc.subject | Autismo | |
| dc.subject | Atitudes | |
| dc.subject | Inclusão social | |
| dc.title | Representações sociais e atitudes face ao autismo | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | por |
