Repository logo
 
Publication

Promover a autonomia das crianças na educação pré-escolar envolvendo as famílias

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBorges, Maria Leonor
dc.contributor.authorGonçalves, Nádia Patrícia Domingues
dc.date.accessioned2023-12-14T11:20:51Z
dc.date.available2023-12-14T11:20:51Z
dc.date.issued2023-07-20
dc.description.abstractA infância é uma etapa fundamental na vida do ser humano, pois é o momento onde surgem aprendizagens essenciais para o desenvolvimento da criança. A família é considerada o primeiro agente educativo de cada criança e, como tal, família e jardim de infância são parceiros fundamentais na educação. É neste seguimento que surge o presente estudo, realizado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar, e que apresenta o processo de aprendizagem desenvolvido ao longo da prática de ensino supervisionada em contexto de jardim de infância e da realização de uma investigação emergente dessa prática. O presente relatório intitulado “Promover a autonomia das crianças na educação pré-escolar envolvendo as famílias”, foi estruturado de forma a promover a autonomia em crianças de pré-escolar com a participação e envolvimento das famílias, perceber a importância da parceria família/JI, assim como, compreender como a educadora pode colaborar com as famílias em prol do desenvolvimento da autonomia das crianças. No que se refere a este estudo, a investigação foi desenvolvida com base no paradigma da investigação qualitativa, através de procedimentos de recolha, tratamento e análise da informação recolhida. Neste sentido foram realizadas notas de campo através de uma observação direta, pesquisa documental, questionários às famílias, entrevista semiestruturada à educadora e entrevista estruturada às crianças. Após a recolha de dados e a implementação de diferentes atividades pedagógicas com o propósito de desenvolver a autonomia do grupo, foi efetuada uma análise e interpretação de todas as informações recolhidas que permitiu compreender quais as conceções das famílias e da educadora acerca do tema, bem como estratégias para promover a autonomia das crianças, tanto em jardim de infância como em contexto familiar. Dos resultados infere-se que após a intervenção pedagógica ocorreram algumas mudanças na autonomia do grupo, mas ainda assim existe a necessidade de continuidade de atividades que desenvolvam a autonomia do grupo, gradualmente, ao longo de todo o ano letivo.pt_PT
dc.description.abstractChildhood is a fundamental stage in the life of a human being, as it is the moment where essential learning for the development of the child arises. Family is considered the first educational agent of each child and as such, family and kindergarten are fundamental partners in education. It is in this context that the present study appears, carried out within the scope of the Master´s in Preschool Education, and which presents the learning process developed throughout the practice of supervised teaching in a kindergarten context and the realisation of an emerging investigation of this practice. This report entitled “Promoting children´s autonomy in preschool education involving families”, was structured in order to promote autonomy in preschool children with the families participation and involvement, realizing the importance of the family/JI partnership, as well as to understand how the educator can collaborate with the families in favor of the development of children´s autonomy. With regard to this study, the research was developed based on the paradigm of qualitative research, through procedures for collecting, processing and analysing the collected information. In this sense, field notes were carried out through direct observation, documentary research, questionnaires to families, semi-structured educator interview to the educator and structured interviews to the children. After colleting data and implementing different pedagogical activities with the aim of developing the group´s autonomy, an analysis and interpretation of all the information collected was carried out, which allowed us to understand the conceptions of the families and educator about the subject, as well as strategies to promote children´s autonomy, both in kindergarten and in the family context. From the results it can be inferred that after the pedagogical intervention that there have been some changes in the group´s autonomy, but even so, there is a need for continuity of activities that develop the group´s autonomy, gradually, throughout the entire school year.pt_PT
dc.identifier.tid203343425pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/20229
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectFamíliaspt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.titlePromover a autonomia das crianças na educação pré-escolar envolvendo as famíliaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório PES FINAL_Nádia.pdf
Size:
2.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: