Publication
Ilustração no fantástico
datacite.subject.fos | Humanidades::Outras Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Santos, António Pedro Cabral dos | |
dc.contributor.author | Soares, Cátia Filipe Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2018-12-19T14:49:17Z | |
dc.date.available | 2018-12-19T14:49:17Z | |
dc.date.issued | 2018-04-26 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho decorre de uma pesquisa realizada em torno da Ilustração, categoria artística que tem desempenhado ao longo dos tempos uma aventura exemplar a todos os níveis. Desde seu legado inicial, assente a partir da produção de uma imagem que era utilizada para completar um texto, uma história, nomeadamente com o intuito de a tornar mais acessível e desse modo capaz de integrar públicos alfabetizados e não alfabetizados, mas rapidamente se estendeu muito para além desse objetivo. Autonomizou-se progressivamente, designadamente passando a ser protagonista e responsável direta por direito próprio, no que se refere ao particular acompanhamento das histórias, pela disseminação do teor informativo e mesmo pelo desenlace das mesmas. Este trabalho foca-se, em particular, na utilização da Ilustração no mundo do Fantástico, contemplando livros e novelas gráficas, filmes e videojogos, incluindo uma imensidão de diferentes formas em que ela também é aplicada. Finalmente, a parte prática do projeto evoca o trabalho de Antoine de Saint-Exupéry em O Principezinho, onde as suas ilustrações, a par do brilhante texto, são estudadas de modo a serem recriadas visualmente. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present work stems from a research carried out around Illustration, an artistic category that has performed throughout the years an exemplary adventure at all levels. From its initial legacy, based on the production of an image that is used to complete a text, a story, especially with the purpose of making it more accessible and thus able to integrate literate and illiterate, but soon extending far beyond the objective. It became progressively autonomous, becoming the protagonist and responsible for, especially when it comes to accompanying said stories, the dissemination of the information content and even by the outcome of it. 12 This work focuses, particularly, on the use of illustration in the Fantasy world of books and graphic novels, movies and video games, including an immensity of different ways in which it is also applied. Finally, the practical part of the project evokes the work of Antoine de Saint-Exupéry in The Little Prince, where his illustrations, and also his text, are studied in order to be recreated visually. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202027287 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/12263 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ilustração | pt_PT |
dc.subject | Fantástico | pt_PT |
dc.subject | Desenho | pt_PT |
dc.subject | Pintura | pt_PT |
dc.subject | Arte digital | pt_PT |
dc.title | Ilustração no fantástico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes | pt_PT |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.46 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: