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Advisor(s)
Abstract(s)
Com o objectivo de desenvolver um sistema de monitorização de frotas de transportes
públicos urbanos, cujo posicionamento de veículos seja feito com precisão superior a 10 m, a
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa juntamente com o Instituto das Ciências da
Terra e do Espaço iniciaram o desenvolvimento de um protótipo, denominado SIMOV
(Sistema de Monitorização de Veículos), com base na frota da CARRIS de Lisboa, usando o
GPS (Global Positioning System) como único sistema de posicionamento.
O sistema em desenvolvimento é composto por três módulos: posicionamento, comunicação e
monitorização. Deste estudo apenas serão apresentadas as soluções para o posicionamento e
para a monitorização.
Relativamente ao posicionamento a apresentação centrar-se-á no estudo desenvolvido com
vista ao uso de apenas dois satélites da constelação GPS em curtos períodos de tempo,
frequente em circuitos urbanos, já que o posicionamento com três ou mais satélites é um dado
adquirido, resultando fiável em termos da precisão pretendida.
Para a monitorização (visualização do posicionamento) serão projectadas duas soluções,
usando dados GPS recolhidos na execução do percurso habitual da carreira 38 da CARRIS, a
primeira sobre uma base de dados cartográfica de eixos de via da cidade com precisão
aproximada do metro e a segunda sobre a representação do trajecto como uma linha recta.
Description
Keywords
Sistemas de informação geográfica
Citation
II Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia. - Lisboa : Instituto Geográfico Português, 2000. - p. 83-90
Publisher
Lisboa