Publication
Ensinar e aprender no ensino superior através do ensino a distância: o perfil pedagógico do professor/tutor e o perfil de aprendizagem dos estudantes em cursos b-learning
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Valadas, Sandra | |
dc.contributor.advisor | Bidarra, José | |
dc.contributor.author | Pacheco, Rosária Maria Viegas Neves | |
dc.date.accessioned | 2015-11-17T10:14:38Z | |
dc.date.available | 2015-11-17T10:14:38Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Ciências da Educação e da Formação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2013 | |
dc.description.abstract | O fenómeno da globalização provocou profundas alterações a nível económico, político, social, cultural e consequentemente, ao nível da educação. A necessidade de uma educação e formação ao longo da vida é uma das grandes exigências da sociedade da informação e da comunicação. Neste contexto, surge-nos um novo perfil de estudante que pretende investir na continuação da sua formação académica e profissional: o estudante adulto e/ou jovem adulto, profissionalmente ativo e, muitas vezes, com responsabilidades familiares. O ensino a distância online surge, pois, como uma resposta concreta a esta necessidade. A investigação que apresentamos teve como principal objetivo aprofundar a temática do ensino a distância online no ensino superior, mais concretamente, analisar a relação pedagógica entre o professor/tutor e o estudante/formando. Procurámos, igualmente, conhecer as principais características dos perfis do professor/tutor e do estudante/formando online e compreender a importância da relação pedagógica nesta modalidade de ensino. Trata-se de uma investigação qualitativa em que os dados foram recolhidos através de entrevista a dois sujeitos: um professor/tutor e um estudante/formando. Os resultados obtidos apontam para algumas considerações: o ensino a distância online no ensino superior constitui uma resposta concreta à necessidade de uma formação ao longo da vida e de uma requalificação profissional; o professor/tutor online desempenha um papel imprescindível na dinamização do processo de ensino e aprendizagem e na orientação do percurso formativo do estudante; o estudante/formando online, na sua generalidade, é um indivíduo adulto, ativo profissionalmente e, muitas vezes, com responsabilidades familiares. É determinado na intenção de atingir os seus objetivos, é organizado e disciplinado e deverá ser intrinsecamente motivado; o processo de ensino e aprendizagem online encontra-se, maioritariamente, alicerçado nas teorias construtivista e socioconstrutivista, privilegiando as práticas colaborativas e cooperativas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202258378 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/7058 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Relação educativa | pt_PT |
dc.subject | Globalização | pt_PT |
dc.subject | Sociedade de informação | pt_PT |
dc.subject | Ensino à distância | pt_PT |
dc.title | Ensinar e aprender no ensino superior através do ensino a distância: o perfil pedagógico do professor/tutor e o perfil de aprendizagem dos estudantes em cursos b-learning | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação e da Formação | pt_PT |