Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
relatório dia 29setFINAL.pdf894.45 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório incide sobre o jogo e a timidez em crianças em idade pré escolar e desenvolveu-se no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES), que decorreu num jardim de infância em Faro, junto de um grupo de 14 crianças com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. No presente estudo, de cariz quantitativo, tivemos como principal objetivo identificar e comparar o comportamento de crianças com diferentes graus de timidez em situação de jogo. Assim, a timidez foi medida tendo por base as respostas dos respetivos encarregados de educação à versão short do questionário Children Behavior Questionnare (CBQ). Para analisar e identificar o comportamento das crianças com diferentes graus de timidez em situação de jogo, recorremos à implementação de uma sessão didática e posterior observação da gravação efetuada à mesma. As principais conclusões que ressaltam deste estudo são que as crianças com diferentes graus de timidez, consoante a situação de jogo em que se encontrem (mais ou menos condicionada) revelam comportamentos distintos. Na fase menos condicionada, o grupo com menor grau de timidez foi o único que apresentou a categoria de comportamento “Procurou a ajuda do adulto”, enquanto que no grupo com maior grau de timidez essa categoria não foi evidente. Relativamente à fase com mais condicionamentos, verificámos que o grupo com maior grau de timidez é aquele que apresenta maiores valores na categoria de comportamento “Parou de correr”, comparativamente com o grupo com menor grau de timidez.

Description

Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014

Keywords

Educação pré-escolar Comportamento Jogos Timidez

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License