Publication
O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Correia, Vanda Isabel Tavares | |
| dc.contributor.advisor | Pereira, Elsa Cristina Sacramento | |
| dc.contributor.author | Valente, Regina Feliciano | |
| dc.date.accessioned | 2016-04-26T18:30:37Z | |
| dc.date.available | 2016-04-26T18:30:37Z | |
| dc.date.issued | 2014 | |
| dc.date.submitted | 2014 | |
| dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório incide sobre o jogo e a timidez em crianças em idade pré escolar e desenvolveu-se no âmbito da prática de ensino supervisionada (PES), que decorreu num jardim de infância em Faro, junto de um grupo de 14 crianças com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos. No presente estudo, de cariz quantitativo, tivemos como principal objetivo identificar e comparar o comportamento de crianças com diferentes graus de timidez em situação de jogo. Assim, a timidez foi medida tendo por base as respostas dos respetivos encarregados de educação à versão short do questionário Children Behavior Questionnare (CBQ). Para analisar e identificar o comportamento das crianças com diferentes graus de timidez em situação de jogo, recorremos à implementação de uma sessão didática e posterior observação da gravação efetuada à mesma. As principais conclusões que ressaltam deste estudo são que as crianças com diferentes graus de timidez, consoante a situação de jogo em que se encontrem (mais ou menos condicionada) revelam comportamentos distintos. Na fase menos condicionada, o grupo com menor grau de timidez foi o único que apresentou a categoria de comportamento “Procurou a ajuda do adulto”, enquanto que no grupo com maior grau de timidez essa categoria não foi evidente. Relativamente à fase com mais condicionamentos, verificámos que o grupo com maior grau de timidez é aquele que apresenta maiores valores na categoria de comportamento “Parou de correr”, comparativamente com o grupo com menor grau de timidez. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202229009 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8076 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | Comportamento | pt_PT |
| dc.subject | Jogos | pt_PT |
| dc.subject | Timidez | pt_PT |
| dc.title | O jogo e a timidez em crianças em idade pré-escolar | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
| thesis.degree.level | Mestre | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
