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Abstract(s)
A pegada de carbono mede a quantidade total de emissões de GEE que são emitidos de forma direta ou indireta para a atmosfera. A pegada varia de habitante para habitante de um município, já que cada indivíduo tem um tipo de alimentação, forma de cozinhar, utiliza diferentes transportes e equipamentos consumidores de energia. Neste estudo será quantificada a pegada de carbono na distribuição de água potável, gestão de águas residuais, eletricidade, transportes (rodoviários, ferroviários, aéreos e marítimos). Com isto verifica-se que os transportes rodoviários, com 97 108 ton CO2e, são o setor que mais contribui para o aumento da pegada de carbono em Faro, seguido da eletricidade com 82 457 ton CO2e. Os transportes aéreos são o setor com menores emissões, isto porque apenas foram contabilizadas as emissões de monóxido de carbono para a população em Faro.
Em 2013, Faro era responsável pela emissão de 203 015 ton CO2e o que corresponde a uma pegada de 3,14 ton CO2e per capita, existem várias formas de diminuir esta pegada, como por exemplo, a utilização de transportes públicos, bicicleta e circuitos a pé. A utilização de equipamentos de classe económica também são uma forma de diminuir as emissões excessivas. A substituição das lâmpadas incandescentes por lâmpadas económicas também é uma boa forma de diminuir essas emissões, entre outras.
Description
Dissertação de mestrado, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2017
Keywords
Pegada Carbono Dióxido Faro Município