Publication
Estrutura e tipologia de espaços de recreio escolar: intervenções de Arquitectura Paisagista ao nível do ensino pré-escolar e 1º ciclo
| dc.contributor.author | Silva, Lúcia da Graça Ruas | |
| dc.date.accessioned | 2012-07-19T16:44:19Z | |
| dc.date.available | 2012-07-19T16:44:19Z | |
| dc.date.issued | 2010 | |
| dc.description | Dissertação de mest., Arquitectura Paisagista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2010 | por |
| dc.description.abstract | Verifica-se no espaço de recreio escolar, uma desatenção em termos de espaço equipado, quando se observa o estado de conservação, inovação e qualidade, indiciando a falta de planeamento. Neste sentido, o projecto de Arquitectura Paisagista, necessita de se basear em conceitos e metodologias relacionadas com as práticas educativas e o conceito de recreio, no sentido de melhorar o conforto e a própria infra-estrutura formativa. Esta constatação leva-nos à necessidade de uma intervenção mais activa, nos espaços de recreio do Ensino Pré-escolar e 1º ciclo, nomeadamente no processo de funcionamento da escola, adaptabilidade, concepção e desenvolvimento físico, emocional, social e intelectual da criança. Com este propósito, começamos por enumerar uma série de questões iniciais, por esboçar os objectivos a atingir com o presente estudo e formular a hipótese que nos servirá de orientação. A análise de todos os factores, nomeadamente: o contexto sócio-cultural; a existência de bairros sociais nos perímetros anexos à escola; a multiplicidade étnica; os factores associados à imigração; à presença de espaços públicos envolventes ao recinto escolar; os aspectos institucionais; os factores de estruturação dos espaços de recreio escolar e a própria evolução do sistema de ensino e a arquitectura escolar, permitirão identificar as tipologias de espaço de recreio escolar. Esta identificação facultará a concepção em harmonia com a paisagem envolvente. Esta será a hipótese que tentaremos demonstrar e aplicar ao nível do estudo de caso. Também a necessidade de melhorar a qualidade de vida dos espaços de recreio escolar, nas periferias urbanas degradadas e no meio rural, passa pelo reconhecimento de ambas, permitindo uma maior interligação entre os equipamentos lúdicos existentes em cada infra-estrutura de ensino e o espaço envolvente. | por |
| dc.identifier.other | 712 SIL*Est Cave | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/1491 | |
| dc.language.iso | eng | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | Arquitectura paisagista | por |
| dc.subject | Recreio escolar | por |
| dc.subject | Ensino básico | por |
| dc.title | Estrutura e tipologia de espaços de recreio escolar: intervenções de Arquitectura Paisagista ao nível do ensino pré-escolar e 1º ciclo | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências e Tecnologia | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Arquitectura Paisagista | por |
Files
Original bundle
1 - 2 of 2
Loading...
- Name:
- CAPA_Tese de Mestrado_Lúcia Silva_Nº 22435.pdf
- Size:
- 335.71 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Capa
Loading...
- Name:
- Tese de Mestrado_Arquitectura Paisagista_Lúcia Silva nº 22435.pdf
- Size:
- 32.28 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Tese
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
